Após anúncio de endividamento de 20 bilhões de reais, a Lojas Americanas anunciou que vai abandonar a lista de patrocinadores oficiais do Big Brother Brasil. A decisão foi tomada por executivos da marca, na manhã desta sexta-feira, 13.
A empresa fazia parte da cota Big do programa, ou seja, era uma das principais patrocinadoras. Ela desembolsaria cerca de 105 milhões de reais para ser um dos parceiros Master do programa. As outras duas vagas desta cota estão ocupadas pela Seara e pela estreante Stone.
Fontes do mercado publicitário já apontam para a entrada de um novo nome também no setor de marketplaces: a expectativa é de que concorrente Mercado Livre assuma a “vaga da primeira eliminada”.
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Segundo Maurício Barbosa da Cruz Felício, professor de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP, a marca teve um comportamento compreensível. “Um dos maiores produtos da mídia global, com índices únicos de audiência, não se dispensa assim, ainda mais quando o desafio se torna mais e mais colossal. Os motivos podem ser vários e entre eles certamente estará a busca pela mensagem certa a se passar ao consumidor. E justamente por isso, esta redução da mídia em meio à crise pode sinalizar tanto parcimônia quanto risco”, afirma.
O-professor também ressalta sobre o impacto que isso trará para o início do programa: “Do ponto de vista da atração, há uma perda histórica, por um lado. O espectador já aprendeu a interagir com a marca e seus formatos de ativação. Por outro lado, certamente com a chegada de um novo anunciante a ocupar este espaço, permitindo alavancar a inovação por contraste. De toda forma, a audiência seguirá. A atração levará milhões à frente das telas”, diz Maurício.
Com essa polêmica, o CEO da empresa, Sergio Rial, que assumiu no começo deste ano, optou por deixar o cargo. Em menos de um dia, as ações da Americanas despencaram 77,33%, o que equivale a uma perda de valor de mercado de 8,4 bilhões.
Apesar disso, a edição do BBB ainda é considerada a mais rentável da história. Com, até então, 12 marcas fixas no grupo de parceiras e várias outras já confirmadas como anunciantes, o programa já ganhou mais de 1 bilhão de reais, antes mesmo da sua estreia.