No decorrer dos Jogos Olímpicos de Inverno de #PyeongChang2018, fãs de todo o mundo se reuniram no Twitter para torcer, se comunicar com seus atletas favoritos e conversar sobre a competição em tempo real na plataforma.
O engajamento dos usuários em torno das Olimpíadas de Inverno resultou em 33,6 bilhões de impressões (número de vezes em que os Tweets relacionados ao assunto foram visualizados na plataforma) no Twitter no mundo, a partir da publicação de 103 milhões de Tweets.
O momento de maior pico de conversas durante as competições aconteceu quando o japonês Yuzuru Hanyu conquistou a medalha de ouro na patinação artística individual masculina e seu compatriota, Shoma Uno, ganhou a medalha de prata.
O segundo momento de mais conversas ocorreu quando a equipe de curling feminino do Japão derrotou a Grã-Bretanha na disputa pela medalha de bronze. O terceiro aconteceu assim que o japonês Yuzuru Hanyu terminou sua performance na final masculina de patinação artística individual e alcançou a pontuação de 206,17 pontos.
A conquista da medalha de ouro pelo americano Shaun White (@shaunwhite) na prova do snowboard halfpipe, garantindo a 100ª medalha de ouro dos Estados Unidos na história dos Jogos de Inverno, foi o quarto maior momento de comentários na plataforma. O patinador japonês Yuzuru Hanyu também foi responsável pelo quinto maior pico de conversas, quando foi exaltado pela torcida, que atirou vários bichos de pelúcia na pista após sua apresentação.
Os países que mais Tweetaram sobre os Jogos Olímpicos de Inverno foram:
1) Coreia
2) Japão
3) Estados Unidos
4) Tailândia
5) Indonésia
Os esportes mais Tweetados foram:
1) Patinação artística
2) Curling
3) Patinação de velocidade em pista curta
4) Patinação de velocidade
5) Snowboard
O patinador japonês Yuzuru Hanyu, medalha de ouro na patinação artística individual; Shoma Uno, seu compatriota e medalha de prata na mesma categoria; e a sul-coreana Choi Min-jeong, atleta de patinação de velocidade; foram os atletas mais comentados do Twitter no mundo no período olímpico. Na sequência estão Kim Yeong-mi, da equipe feminina de curling da Coreia do Sul; e Kim Bo-reum, sul-coreana que ganhou a medalha de prata na prova de patinação de velocidade.
A snowboarder americana Chloe Kim teve uma Olimpíada de Inverno de sucesso no halfpipe e no Twitter. A jovem de 17 anos tornou-se campeã olímpica no Snowboard Halfpipe e ganhou 320 mil seguidores ao longo dos Jogos.