Faz pouco menos de três anos que o Twitter decidiu paralisar seu processo de verificação de contas devido a problemas graves com a metodologia, que entre outras coisas estava “autenticando” contas que moviam discursos de ódio na plataforma.
A promessa, na época, foi que a companhia iria repensar o modelo por trás do “selinho azul” – algo que aparentemente só agora, em 2020, está começando a tomar forma.
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A descoberta foi feita pela engenheira Jane Manchun Wong, que em seu perfil na rede social mostrou a descoberta de uma nova opção de “pedido de verificação” dentro da seção de informações pessoais no aplicativo da empresa.
Embora tenha recusado a fornecer maiores informações, o Twitter confirmou a existência do projeto e declarou que “Não está aceitando novos pedidos neste momento”.
Ainda não se sabe quando este novo sistema irá ao ar e como ele deve funcionar, mas sua operação certamente deve ser muito distinta do que vinha sendo aplicado em 2017 – e que ajudou a alimentar toda a crise de uso da plataforma.
O truque, aqui, parece ser legitimar e dar força a vozes sem de fato implicar que o Twitter estaria apoiando o discurso vinculado a estas contas, algo que se tornou sinônimo na época do lançamento da autenticação.
A demora para renovar o sistema acontece principalmente por questões técnicas e de tempo. Além da companhia ter declarado em 2018 que não possuía estrutura de banda larga para garantir o funcionamento pleno do sistema de verificação, o Twitter também buscou direcionar esforços no departamento para as eleições ao redor do globo, buscando verificar candidatos e oficiais eleitos – além de nos últimos tempos ter autenticado contas de autoridades de saúde que estavam envolvidas no combate à atual pandemia do Coronavírus.