Após dois anos sem a realização oficial do Carnaval, a edição de 2023 foi uma das mais aguardadas por aqueles que não dispensam uma das festas mais populares e tradicionais por todo o Brasil. No Twitter, o clima de celebração e euforia gerou muitas conversas com menções às marcas patrocinadoras e artistas que se apresentaram nos quatro cantos do país.
A Knewin, PRTech latina, referência em monitoramento e análise de dados, foi a responsável pela coleta e análise de mais de 400 mil tuítes relacionados ao tema, entre os dias 17 e 26 de fevereiro.
Entre as marcas, o Tiktok foi a mais mencionada pelos usuários do Twitter (37%). A plataforma firmou parceria inédita com o Camarote Salvador, convidando alguns de seus criadores para compartilhar toda a experiência do evento pela plataforma. Segundo a análise, outro foco dos tuítes girou em torno da discussão sobre a música do cantor Leo Santana, Zona de Perigo, ter se tornado sucesso no carnaval graças ao seu uso ter viralizado pelos usuários do TikTok.
Já a segunda marca mais mencionada ficou com a Brahma (23%). Os temas de destaque giram em torno dos artistas convidados, como Juliette e Gisele Bundchen, que movimentaram a rede com suas aparições no camarote patrocinado pela empresa. Em relação à Tim (12%), a terceira colocada no ranking, os comentários se restringiram às pessoas comentando sobre o bloco patrocinado pela marca e publi com a Brunna Gonçalves.
Veja a relação completa:
TikTok |
37,46% |
Brahma |
23,60% |
TIM |
12,40% |
Itaipava |
9,16% |
Rexona |
6,65% |
Havaianas |
2,83% |
Devassa |
2,59% |
Boticário |
1,86% |
Bradesco |
1,54% |
Amstel |
1,13% |
Elo |
0,56% |
Jeep |
0,16% |
Ainda de acordo com o levantamento, os termos mais citados, respectivamente, foram: ‘carnaval’, em 84% dos tuítes; ‘bloquinho’, em 20% das menções principalmente por conta dos patrocínios de grandes empresas e, em terceiro lugar, aparece o termo ‘desfile’, com 2%. Mas nem tudo é alegria e termos como ‘assalto’ e ‘furto’ também apareceram em algumas das conversas realizadas na rede.
Quanto às atrações do carnaval, Anitta foi a artista mais mencionada (54%). A cantora utilizou um disfarce para curtir a festa sem ser reconhecida e isso movimentou o Twitter, sendo uma das principais pautas comentadas pelo público.
O segundo lugar ficou para a cantora Ivete Sangalo (23%). Seu retorno ao Carnaval de Salvador, após dois anos sem trio na rua, foi o principal comentário relacionado à artista. Já Ludmilla (9,8%) conquistou a atenção dos usuários do Twitter por conta do seu bloco e por ela ter puxado o samba enredo da beija-flor.
Outros artistas comentados:
Anitta |
54,92% |
Ivete Sangalo |
23,35% |
Ludmilla |
9,84% |
Pabllo Vittar |
7,84% |
Gloria Groove |
2,08% |
Claudia Leite |
0,95% |
Pocah |
0,56% |
Gretchen |
0,40% |