O Twitter anunciou que atualizou suas diretrizes de moderação para conteúdo ofensivo. A ideia é ter um sistema capaz de distinguir ofensas reais de brincadeiras entre amigos.
Segundo a empresa de Jack Dorsey, o algoritmo agora é mais eficaz para identificar linguajar forte e mais consciente de vocabulários que são usados de forma não agressiva.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
Para isso, o sistema também foi aprimorado para identificar quando você está falando com uma pessoa com quem tem algum relacionamento e quando está se dirigindo a um desconhecido.
Na-pratica, o algoritmo funciona da seguinte maneira: O Twitter identificará quando você está se comunicando com alguém com quem já mantém um contato constante, e estimará a possibilidade de você e a pessoa entenderem melhor o tom usado na interação. Com isso, o usuário será mais livre para xingar seus amigos em tom de brincadeira.
Segundo o The Verge, o Twitter começou a testar esse método ainda em maio de 2020, mas interrompeu os testes logo depois. Em 2021, a empresa retomou a ideia em fevereiro e tem testado desde então.
Paralelamente, o Twitter também está implementando dois avisos: Um de “leia antes de retuitar” e outro que identifique conteúdo ofensivo e sugira que você se certifique de que quer mesmo tuitar o que escreveu.
A novidade já está disponibilizada para usuários de países de língua inglesa que tenham dispositivos iOS e para usuários Android nos próximos dias.
A empresa afirma que o novo sistema já está influenciando na forma como as pessoas se comunicam na plataforma.
A mudança chega em um momento em que muitas contas são suspensas pelo fato de o algoritmo não saber diferenciar brincadeiras de ameaças e ofensas reais.
Por isso, tweets nos quais um amigo manda o outro “para aquele lugar” muitas vezes podem ser compreendidos como ofensivos pelo algoritmo.
Com a novidade, o Twitter espera que a comunidade sinta-se mais à vontade para se comunicar com seus mutuals.