Mídia

Uber coloca no ar a campanha Vamos Juntos

Atuante nas práticas que visam incentivar e fortalecer a diversidade e inclusão, a campanha começa a ser veiculada esta semana no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e em mídia exterior.

Atuante nas práticas que visam incentivar e fortalecer a diversidade e inclusão, a Uber Brasil lança a campanha "Vamos Juntos", que começa a ser veiculada esta semana no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e em mídia exterior, e definirá as bases para as ações de diversidade e inclusão da empresa em 2018.

A mensagem de respeito, orgulho e que busca representatividade para essa comunidade permeará as 15 Paradas do Orgulho LGBTQ+ em todo o País que a Uber patrocinará, começando por São Paulo, no dia 03 de junho. Todos os conteúdos podem ser conferidos em uber.com/pride.

A partir do debate entre ativistas da causa LGBTQ+ e funcionários que se voluntariam em projetos internos para tornar a Uber mais inclusiva, a empresa decidiu dobrar seus esforços para conscientizar motoristas parceiros, usuários e sociedade em geral sobre a importância e a necessidade do respeito, da representatividade e inclusão.

Ao realizar três grandes debates entre seus funcionários com 12 ativistas, entre eles: Iran Giusti, idealizador da ONG Casa 1; Pedro HMC, Youtuber do Canal Põe na Roda; Jéssica Tauane, do Canal das Bee;  a cantora Liniker; a drag queen Lorelay Fox e a professora e consultora para assuntos relacionados à diversidade, Anna Castanha, a Uber constatou a necessidade de continuar trabalhando intensamente a conscientização da importância do respeito aos LGBTQ+s.

"Quando a gente fala em ações assim é superimportante ouvir todas as pessoas interessadas, por isso, contar com a representatividade de pessoas minorizadas era fundamental para construirmos essa campanha juntos. A coerência e a consistência de nossas políticas farão com que possamos ser uma interlocutora forte da causa, e isso está muito além de apenas patrocinar as Paradas.", afirma Ana Pellegrini, diretora jurídica da Uber no Brasil e Cone Sul e Líder de Diversidade na América Latina.

Após a realização da terceira mesa de debate, a Uber organizou um evento aberto ao público no Mirante 9 de Julho, estendendo a conversa à plateia presente com live streaming no canal da Uber do YouTube e no Canal das Bee.

Na Parada do Orgulho LGBTQ+ de São Paulo, a Uber terá dois trios elétricos na Avenida Paulista com as cantoras Pabllo Vittar, Preta Gil, Mulher Pepita e Lia Clark. April Carrion, drag queen do programa "RuPaul's Drag Race", também estará entre as principais atrações. Além disso, o aplicativo de mobilidade começa a exibir já na próxima semana rainbow routes, uma trilha de arco-íris que indica o carro que fará a viagem do usuário.

O respeito e o apoio à diversidade estão no DNA da Uber, que nasceu em São Francisco – berço mundial das reivindicações pelo direito gay.  Recrutamento e retenção de pessoas LGBTQ+ é uma prioridade que vem dando certo globalmente: de acordo com uma pesquisa feita com funcionários no mundo todo, em 2017, 15% dos empregados espontaneamente se declararam LGBTQ+.  

A Uber também foi eleita pela Human Rights Campaign Foundation como uma das 100 melhores empresas para trabalhar para pessoas da comunidade LGBTQ+. No Brasil, o grupo de funcionários que voluntariamente se engaja em iniciativas para tornar a empresa mais diversa e inclusiva já chega a 21% do quadro de empregados, que hoje tem cerca de 1.200 pessoas.

Dados e fatos sobre o apoio da Uber à causa LGBTQ+

A Uber é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, aderindo aos dez Compromissos para promover os Direitos LGBT.

É parte também  do grupo de empresas que aderiram aos Padrões de Conduta da ONU para Enfrentar a Discriminação Contras Pessoas LGBT no Ambiente de Trabalho.

Tem programa de inclusão para pessoas transgênero dirigirem na plataforma. A Uber aceita nome social, sem a necessidade do(a) parceiro(a) ter completado o processo para a mudança do que está registrado em seus documentos.

Tem parceria com locadoras de veículos para dar suporte às pessoas transgêneras que queiram dirigir na plataforma.

Tem parceria em iniciativas com as ONGs Amo Trans e, que acolhem pessoas transgênero em situação de vulnerabilidade.

Faz ações de conscientização para motoristas parceiros. Ano passado, distribuiu 50 mil cartilhas propondo um código de conduta baseado no respeito. Este ano distribuirá 100 mil. Pelo aplicativo, continua veiculando para os 500 mil motoristas ativos e 20 milhões de usuários pílulas de informação que têm esse mesmo propósito: incentivar o respeito à diversidade.

Patrocina paradas do orgulho LGBTQ+ há dois anos. Em 2017, patrocinou dez paradas no Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. Este ano, patrocinará 15 em todo o País. A primeira é a de São Paulo, no dia 3 de junho, que contará com dois trios elétricos: um só para funcionários da empresa e o artístico, que será animado por Pabllo Vittar e Preta Gil.

Está patrocinando a Marcha Trans, que acontece no dia 1º de junho, em São Paulo.

No Carnaval de 2018, veiculou nas redes sociais campanha contra o assédio e a discriminação, com distribuição de material educativo para os 500 mil motoristas parceiros ativos no País.

Esta semana, começa a veicular nas redes sociais a campanha Vamos Juntos, baseada em depoimentos de pessoas LGBTQ+ incentivando a união pelas diferenças.