Você já ouviu falar no marketing viral? Nada mais é do que uma estratégia de gerar conteúdos que gerem engajamento e compartilhamento maciço de seus conteúdos entre o seu público.
Uma propagação viral acontece quando alguém compartilha uma informação ou um conteúdo para seus contatos e essa informação é capaz de estimular quem a recebeu a compartilhá-la com sua própria rede de amigos.
Isso não é algo novo em nossa sociedade, pois já aconteceu de várias maneiras, como em músicas, histórias, provérbios e piadas.
Não-é à toa que esses formatos sempre foram usados no marketing. Novos formatos de informações chegaram com a internet, por meio de uma capacidade de difusão bem mais veloz, com transmissões por e-mail, mensagens, redes sociais, aplicativos e fóruns.
Com tantas tecnologias de compartilhamento disponíveis, o fenômeno da ‘viralidade’ fica cada vez mais comum.
No caso de quem trabalha com marketing, é imprescindível dominar essa técnica e muitos realmente conseguem. Confira alguns exemplos:
Desafio Do Balde De Gelo
Qualquer um que tivesse uma conexão com a internet e um conta em alguma rede social em 2014, muito provavelmente ouviu falar do Desafio do Balde de Gelo.
Talvez você até tenha colocado seus pés em água gelada e jogado um balde frio na cabeça como muitos. Mas o Desafio do Balde de Gelo não tinha a intenção de promover um produto ou serviço, mas de aumentar a consciência sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), conhecida como doença de Lou Gehrig.
A sensação de frio e o entorpecimento das extremidades era para simular os efeitos da doença e apoiar as pessoas afetadas. Com tantas celebridades que emprestaram seu rosto à causa, o desafio foi um fenômeno gigantesco.
Até Henry Cavill, intérprete do Super-Homem e Amy Adams, que fez o papel de Lois Lane, fizeram o desafio durante as filmagens de Batman V Super-Homem: Aurora da Justiça – trazendo ao filme do super-herói um aumento nas relações públicas além de fazer o bem por uma causa nobre.
Mariah-Carey e Hostelworld
Os hostels não costumam ser lembrados por corresponder ao padrão de vida luxuoso das celebridades, mas a Hostelworld também fez exatamente isso, ao criar uma incrível campanha publicitária viral numa parceria com a estrela do pop Mariah Carey.
O anúncio teve mais de 13 milhões de visualizações, com o slogan “Até as Divas são Crentes”, e ainda trouxe outras celebridades para a ação da marca.
A empresa fez um grande trabalho para elevar o padrão de seus hostels “à prova de divas” com diversas colaborações de celebridades.
Entre os principais colaboradores, destaque para o grande astro de hip hop 50 Cent e o famoso ator e humorista Charlie Sheen.