A Vult, uma marca do Grupo Boticário, está lançando uma iniciativa exclusiva chamada “Salão de Beleza da Brasileira” em salões de beleza por todo o Brasil. O objetivo é celebrar a diversidade da mulher brasileira e redefinir os padrões de beleza na indústria.
Ao anunciar sua incursão na categoria de Cabelos, a marca está promovendo uma parceria com o G10 Favelas, um grupo de líderes e empreendedores sociais das favelas.
A iniciativa visa substituir pôsteres em mais de 200 salões em todo o país. Esses pôsteres costumam mostrar mulheres com diferentes tipos de cabelo, mas nem sempre representam adequadamente a diversidade da mulher brasileira.
Os novos retratos refletem uma quebra de estereótipos, destacando a valorização da diversidade e a inclusão cultural.
Ao reconhecer a importância de criar espaços que celebrem a beleza autêntica de todas as mulheres, a marca está desafiando os modelos convencionais da indústria da beleza e inspirando uma mudança em direção a uma comunicação mais representativa.
“A Vult sempre esteve comprometida em promover a inclusão e a diversidade em todas as suas iniciativas, e, inclusive, faz parte do movimento Diversa Beleza, do Grupo Boticário, frente que tem o compromisso de questionar e ressignificar os padrões e estereótipos de beleza que se repetem há décadas na publicidade, e que potencializa a agenda de ESG da companhia com o propósito de alavancar a diversidade, equidade e inclusão até 2030. Essa ação pioneira do Salão de Beleza da Brasileira é testemunho desse compromisso contínuo. Trabalhamos para que as pessoas possam valorizar a sua beleza e para que se sintam representadas e inspiradas por meio do orgulho e pertencimento das nossas diferenças e singularidades”, afirmou Rony Santos, gerente sênior de ESG Diversidade no Grupo Boticário.
O “Salão de Beleza da Brasileira” recebeu o apoio do G10 Favelas, que desempenhou um papel vital como parceiro criativo no projeto. Eles contribuíram significativamente para garantir que a iniciativa representasse de maneira autêntica e inclusiva a rica diversidade cultural e estética das mulheres brasileiras.
O grupo de impacto social, juntamente com o renomado fotógrafo Gustavo Zylbersztajn, foi responsável por mapear e curar todo o conteúdo para a criação colaborativa dos pôsteres, com um foco especial na diversidade e na variedade de texturas de cabelo das mulheres brasileiras.
“É um lindo projeto em que tivemos a honra de ter vários profissionais nossos envolvidos na mentoria, execução e entrega geral da campanha. Da fotografia ao envelopamento dos salões, passando pela produção da campanha”, revela Marx Rodrigues, Diretor da Sou+Favela, empresa de comunicação de impacto social do Hub G10 Favelas.
Para reforçar seu compromisso com a ampliação da representatividade em todo o país, a Vult disponibilizou os pôsteres deste projeto em um hotsite, no formato open source, permitindo que todos os salões interessados possam reproduzir as imagens.
Além disso, a campanha inclui um vídeo que mostra um salão de beleza, inicialmente decorado com os pôsteres tradicionais, até que a atriz e embaixadora de cabelos da Vult, Juliana Alves, aparece questionando a falta de representação dos diferentes tipos de cabelos brasileiros.
O vídeo então destaca a quebra desses estereótipos pela marca de beleza, que substitui esses pôsteres, redefinindo a cultura desses espaços e destacando a expressão da mulher brasileira como fonte de inspiração.
Através dessa abordagem inclusiva, a Vult demonstra seu ingresso na categoria de cabelos, oferecendo um amplo portfólio pensado para atender às necessidades e características de cada tipo de cabelo das mulheres brasileiras.
“A iniciativa Salão de Beleza da Brasileira é mais um marco para a Vult, representando o nosso compromisso em celebrar a diversidade da mulher brasileira. Queremos gerar identificação e retratar a nossa consumidora promovendo a representatividade, e, também fortalecendo o orgulho da nossa beleza que é diversa e única, criando identidade”, ressalta Marcela de Masi, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário.
“O objetivo da nossa ação não é reduzir nenhuma forma de beleza, mas sim diversificar as imagens presentes nos salões para que mais mulheres se sintam representadas”, acrescentou.
A nova linha inclui 50 produtos, divididos em hidratação, nutrição, reconstrução, força, crespos, cachos, ondulados e lisos.
Os itens possuem uma tecnologia proprietária, denominada HD, que tem um sistema inteligente de aminoácidos reconhecidos pelo alto poder reparador que age profundamente fio a fio e com ativos de alta potência como ácido hialurônico e biotina.
“Vult é a marca que entende da beleza da brasileira e por isso, conseguirá tratar e estilizar os mais diversos tipos de fios e texturas, valorizando a diversidade da potência dessa mulher e o orgulho que cada uma carrega da trajetória do seu cabelo, tendo um portfólio pensado exclusivamente para representá-la”, finaliza a diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário.
Foto: Divulgação