Quatro pessoas, quatro histórias e um ponto em comum: todas recalcularam as rotas de suas vidas. As experiências de vida de cada um, com frustrações e conquistas, derrotas e vitórias estão na websérie “Encontre a sua verdadeira natureza”, projeto de branded content da Jeep em parceria com o G.Lab da Editora Globo.
O conteúdo foi desenvolvido pela agência F.biz e a estratégia digital idealizada pelo “C.R.I.E”, núcleo de conteúdo e criação da FCA, em parceria com a agência Sunset.
A websérie já está no ar e é parte da campanha de mesmo nome, “Encontre a sua verdadeira natureza”, do Jeep Compass. São oito filmes de 45”, veiculados nos canais OFF e GNT; um widget com posts de 15” a quatro minutos nos canais Globo nas redes sociais – Facebook, Instagram/Stories e YouTube; e publieditoriais com as histórias de cada um dos personagens em sete diferentes títulos da Editora Globo: revistas GQ, Época, Época Negócios, Marie Claire, PEGN, Vogue e Crescer.
O público vai conhecer um pouco mais sobre o ex judoca Flávio Canto, a alpinista Thaís Pegoraro, o designer Marcelo Rosenbaum e a atriz Isabel Fillardis, sempre com a proposta da Jeep de “recalcular a rota e encontrar sua verdadeira natureza” como pano de fundo.
“Esse projeto reforça o posicionamento da Jeep de reunir diversas experiências, plataformas e parceiros em um único lugar, evidenciando o espírito Jeep e os valores universais da marca: aventura, liberdade, autenticidade e paixão. E a parceria com a Editora Globo é uma excelente oportunidade de conversar com os públicos dos canais e revistas da editora.”, diz João Ciaco, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade para FCA Latam.
Na TV são dois filmes para cada personagem, com uma versão para o canal OFF e outra para o GNT. Em todos, os entrevistados chegam aos seus locais de atuação conduzindo o Jeep Compass. Os primeiros vídeos contam a história de Marcelo Rosenbaum, arquiteto criador do Instituto A Gente Transforma, e já estão no ar.
Ele explica que utilizou sua experiência com design para investir e fazer com que o artesanato seja uma ferramenta para geração de valor na comunidade de Várzea Queimada (PI). Também dá destaque à dificuldade com a falta de água no sertão.
"Gerar engajamento com as pessoas que consomem um determinado meio é uma das premissas do trabalho de conteúdo desenvolvido pela F.biz. E com o projeto de Jeep não foi diferente. Cada história foi retratada a partir de um ponto de vista próprio e cuidadosamente pensado para cada mídia. Convidamos as pessoas a conhecerem as histórias respeitando a autenticidade de cada plataforma.", comenta Alessandro Bernardo, diretor-executivo de criação da F.biz.
Os demais filmes entram no ar em sistema de rodízio. Um deles é ambientado na Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, no Interior de São Paulo, e conta a história de Thaís Pegoraro, criadora do projeto S.E.T.E., que um mês após escalar sua última montanha e bater o recorde brasileiro pelo projeto Sete Cumes, em 2016, recebeu um novo desafio: a maternidade.
Em outro vídeo, Flávio Canto, medalha de Bronze em Atenas e fundador do Instituto Reação, na Rocinha no Rio de Janeiro, fala sobre a decepção após seletiva que o deixou de fora dos jogos olímpicos em 2000. A quarta personagem, Isabel Fillardis, é retratada na ONG Força do Bem, da qual é fundadora em Conde (BA).
Ela explica a mudança em sua maneira de enxergar o mundo após descobrir que o filho Jamal nasceu com Síndrome de West, que causa crises epilépticas frequentes e espasmos. A ONG é resultado da luta da atriz pela qualidade de vida do menino e atende crianças com a mesma deficiência.
Nos canais digitais da Jeep e da Globo (OFF, GNT, GQ, Época, Época Negócios, Marie Claire, PEGN e Vogue e Crescer), cada personagem terá sua história contada em vídeos e fotos com diferentes linguagens. No YouTube são episódios completos com duração de quatro minutos.
No Facebook e no Instagram Stories, episódios verticais de 1’30. Os vídeos de 45”, veiculados na TV paga, também entram nos feeds do Instagram e do Facebook. Além destes, a divulgação digital ainda conta com dois boomerangs de cada personagem no Instagram feeds, stories e Facebook; 10 fotos (Stories, feeds, carrossel, posts no Facebook e álbum); e um teaser de cada personagem, de 15”, no stories e IGTV no Instagram.
Nas publicações da Editora Globo, as histórias serão contadas em páginas duplas, divulgadas simultaneamente em dois títulos diferentes. Cada matéria tem um tom e seu jeito de contar a história, de acordo com a personalidade da revista. Um box indica que aquela história está sendo contada sob outro ponto de vista em outra revista.
O conteúdo de Flávio Canto entra nas revistas GQ, Época e Época Negócios; a de Thaís Pegoraro na Marie Claire e Época Negócios; de Marcelo Rosenbaum na Época Negócios, PEGN e Vogue; e a de Isabel Fillardis na Maria Claire, Crescer e Época; ao longo das próximas semanas.