A World Surf League vai levar à praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 da WSL Qualifying Series, evento que tem início em 04/05, com encerramento no dia 7.
Depois da abertura da temporada em Saquarema, na última semana, o litoral catarinense recebe os jovens talentos da região sul na competição que dará Wildcards (convites) para a etapa brasileira do Challenger Series¹ (CS) – campeonato de acesso ao Championship Tour (CT) – aos campeões das cinco etapas do circuito, que vai passar pelas regiões sul, sudeste e nordeste do país.
E,-em Garopaba, a organização traz uma novidade que alia inovação e ineditismo, com a estrutura do evento apresentando nova comunicação visual com artes desenvolvidas por designers com o apoio da Inteligência Artificial (IA). É o primeiro evento de surfe do mundo com artes criadas a partir de IA.
“Estamos sempre atentos às novas tecnologias e mecanismos que tragam modernidade e inovação ao esporte. Tudo faz parte de um processo de evolução do surfe e, incorporando a Inteligência Artificial, a WSL se posiciona de uma maneira muito especial, apresentando um conceito novo, sem precedentes, na comunicação visual da etapa de Garopaba. É um olhar diferenciado, estamos dando um passo rumo ao futuro. Tenho certeza de que, não apenas pelo pioneirismo da ação, essa iniciativa cria um impacto muito interessante no cenário do evento”, afirmou Ivan Martinho, Presidente da WSL LATAM.
Apoiadas no lema ‘Remando juntos para o Futuro‘, WSL LATAM e Banco do Brasil reforçam a parceria trazendo tecnologia e inovação como aliadas para a etapa catarinense.
A iniciativa, promovida pelo Departamento de Marketing da WSL LATAM, trouxe ilustrações desenvolvidas por uma equipe de criação com suporte de ferramentas de IA, a partir de conceitos e palavras relacionadas ao universo do surfe, remetendo à costa brasileira com suas cores e ondas, combinando uma variação enorme de traços e até tons de surrealismo. As artes serão disponibilizadas para o público para download.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe é uma porta de entrada para jovens promessas da modalidade. Além da premiação igual para homens e mulheres e do alto nível de competitividade, o campeonato na ‘capital catarinense do surfe’ vai oferecer atividades gratuitas e apresentar ações para uma vida sustentável para o público: como yoga, beach tennis, futevôlei, espaço kids, aulas de surfe com monitores, coleta seletiva e gestão de resíduos, controle na utilização de plástico e, em parceria com institutos de Garopaba, o plantio de mudas da vegetação nativa local.
“O surfe é um esporte conectado com as questões ambientais, combina adrenalina e performance, mas também a preocupação com a sustentabilidade e a qualidade de vida. Além da emoção da competição, no mar, vamos levar para todas as etapas do circuito diversas opções de entretenimento na areia fazendo com que o evento se torne um ponto de encontro para os visitantes e as famílias locais, causando um impacto positivo na economia das cidades. Pensamos nos eventos em seus mínimos detalhes, em oferecer um espaço leve, de bem-estar, comprometido para a comunidade e com a preservação da natureza”, concluiu Martinho.
O evento possui apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba.
Todas as etapas serão transmitidas ao vivo no site da WSL, no aplicativo e também no perfil oficial da WSL Brasil no TikTok.
*¹ Corona Saquarema Pro, apresentado pelo BB, entre 14 e 21 de outubro, no Saquarema (RJ).
Fotos: Divulgação