Menos de uma semana após apresentar o plano comercial de Play de Verdade aos anunciantes, o YouTube comemora o sold out das cotas de patrocínio do projeto – e em tempo recorde.
Este ano, com formato renovado e mais abrangente, a iniciativa tem patrocínio master do Bradesco, cotas Standard da Diageo e Mercado Livre, e vai reunir marcas e youtubers para falar sobre gênero, justiça racial, igualdade e inclusão em lives, vídeos collabs e muito mais.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
Leia também: Brasileiros dizem que não conseguiriam viver sem o YouTube.
A iniciativa contempla dois grandes eventos já realizados anualmente pelo YouTube: a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em 6 de junho (domingo); e o YouTube Black, uma live repleta de criadores de conteúdo engajados em debates raciais, realizada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro (sábado).
Outros formatos em vídeo também fazem parte do pacote, que inclui, para os patrocinadores, a entrega de mídia nos canais participantes e integrações de marca feitas durante as transmissões ao vivo.
“O YouTube é, em sua essência, um espaço em que todos podem se expressar e se conectar com pessoas de todos os lugares e jeitos. Ao longo dos anos, realizamos diversas ações para fomentar e dar espaço para essa pluralidade de vozes na plataforma e estamos muito felizes em ter, por mais um ano, uma agenda de eventos e ações para discutir o tema, especialmente ao lado de grandes marcas que entendem a urgência da pauta nos dias de hoje.”, revela Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do Google.
O projeto
Desenvolvido em parceria com a Dia Estúdio, que junto com a ONG APOGLBTSP é responsável pela transmissão da #ParadaSPAoVivo, Play de Verdade é um projeto para incentivar a conversa sobre inclusão e diversidade no YouTube, com a valorização do conteúdo, dos criadores, da própria plataforma e de marcas parceiras.
A iniciativa, que terá duração de junho a dezembro de 2021, vai oferecer uma consultoria às empresas patrocinadoras para que elas entrem nessa conversa e contará com Nátaly Neri e Lorelay Fox como embaixadoras oficiais.
Além disso, o projeto também apresentará conteúdos como vídeos, formatos documentais, collabs, entre outros.
Sobre as marcas
Por seu alcance amplo, a publicidade de uma marca com a magnitude do Bradesco tem o papel de promover debates e reflexões em torno de temas relevantes para a sociedade.
Por acreditar na transformação por meio da diversidade, há alguns anos o banco criou a plataforma #AliadosPeloRespeito, um movimento para promoção de discussões, internas e externas, a respeito de equidade de gênero, etnias, pessoas com deficiência e universo LGBTI+.
Projetos como o Bravoz (para fomentar a arte e o empreendedorismo negros) e o Bradesco Women (série de eventos que tratam da equidade de gênero) são exemplos dessa crença, assim como a parceria com o YouTube, pelo segundo ano consecutivo, para promover a Parada do Orgulho LGBT e o YouTube Black.
“Essa parceria é resultado de um movimento liderado pelo Bradesco, que há alguns anos vem atuando junto ao Google para a construção de projetos onde a cocriação vem ao encontro de valores que unem marcas em torno da inclusão e diversidade, com o objetivo de abrir espaços de diálogos que têm como objetivo principal o respeito às diferenças.”, explica o diretor de Marketing do Bradesco, Márcio Parizotto.
Por acreditar em uma sociedade plural e um futuro cada vez mais livre, o Mercado Livre se faz presente em diversas causas de diversidade e inclusão.
A companhia mantém uma parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo há mais de três anos e trabalha constantemente em debates de temas importantes.
Como o Melitalks: Presença Negra – plataforma de conteúdo exclusiva da empresa – que abordou a inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho em sua primeira edição.
“Acreditamos também que a diversidade é uma vantagem competitiva e faz parte do nosso DNA cultural, diferentes perspectivas são sementes da inovação. Por isso, trabalhamos para construir equipes diversas e promover, dentro da companhia, uma cultura inclusiva.”, conta Fernando Yunes, vice-presidente Sênior do Mercado Livre no Brasil.
“Keep Walking é muito mais que um slogan, é uma forma de existir no mundo. Nunca foi tão importante escutar novas vozes, para que possamos seguir rapidamente com as mudanças de comportamento necessárias para nossa sociedade. O projeto Play de Verdade é uma excelente oportunidade para que grandes marcas como Johnnie Walker possam amplificar as vozes de pequenos criadores de conteúdo, a fim de viabilizá-los como negócio.”, comenta João Victor Guedes dos Santos, head de Johnnie Walker para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo.