Mídia

YouTube amplia iniciativas com foco em diversidade

Bradesco, Diageo e Mercado Livre são os apoiadores do projeto Play de Verdade em 2021.

Menos de uma semana após apresentar o plano comercial de Play de Verdade aos anunciantes, o YouTube comemora o sold out das cotas de patrocínio do projeto – e em tempo recorde. 

Este ano, com formato renovado e mais abrangente, a iniciativa tem patrocínio master do Bradesco, cotas Standard da Diageo e Mercado Livre, e vai reunir marcas e youtubers para falar sobre gênero, justiça racial, igualdade e inclusão em lives, vídeos collabs e muito mais.

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A iniciativa contempla dois grandes eventos já realizados anualmente pelo YouTube: a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em 6 de junho (domingo); e o YouTube Black, uma live repleta de criadores de conteúdo engajados em debates raciais, realizada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro (sábado).

#ParadaSPAoVivo em 2019 (Foto: Divulgação).

Outros formatos em vídeo também fazem parte do pacote, que inclui, para os patrocinadores, a entrega de mídia nos canais participantes e integrações de marca feitas durante as transmissões ao vivo.

“O YouTube é, em sua essência, um espaço em que todos podem se expressar e se conectar com pessoas de todos os lugares e jeitos. Ao longo dos anos, realizamos diversas ações para fomentar e dar espaço para essa pluralidade de vozes na plataforma e estamos muito felizes em ter, por mais um ano, uma agenda de eventos e ações para discutir o tema, especialmente ao lado de grandes marcas que entendem a urgência da pauta nos dias de hoje.”, revela Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do Google.

O projeto

Desenvolvido em parceria com a Dia Estúdio, que junto com a ONG APOGLBTSP é responsável pela transmissão da #ParadaSPAoVivo, Play de Verdade é um projeto para incentivar a conversa sobre inclusão e diversidade no YouTube, com a valorização do conteúdo, dos criadores, da própria plataforma e de marcas parceiras. 

A iniciativa, que terá duração de junho a dezembro de 2021,  vai oferecer uma consultoria às empresas patrocinadoras para que elas entrem nessa conversa e contará com Nátaly Neri e Lorelay Fox como embaixadoras oficiais. 

Além disso, o projeto também apresentará conteúdos como vídeos, formatos documentais, collabs, entre outros.

Sobre as marcas

Por seu alcance amplo, a publicidade de uma marca com a magnitude do Bradesco tem o papel de promover debates e reflexões em torno de temas relevantes para a sociedade. 

Por acreditar na transformação por meio da diversidade, há alguns anos o banco criou a plataforma #AliadosPeloRespeito, um movimento para promoção de discussões, internas e externas, a respeito de equidade de gênero, etnias, pessoas com deficiência e universo LGBTI+. 

Projetos como o Bravoz (para fomentar a arte e o empreendedorismo negros) e o Bradesco Women (série de eventos que tratam da equidade de gênero) são exemplos dessa crença, assim como a parceria com o YouTube, pelo segundo ano consecutivo, para promover a Parada do Orgulho LGBT e o YouTube Black. 

“Essa parceria é resultado de um movimento liderado pelo Bradesco, que há alguns anos vem atuando junto ao Google para a construção de projetos onde a cocriação vem ao encontro de valores que unem marcas em torno da inclusão e diversidade, com o objetivo de abrir espaços de diálogos que têm como objetivo principal o respeito às diferenças.”, explica o diretor de Marketing do Bradesco, Márcio Parizotto. 

Por acreditar em uma sociedade plural e um futuro cada vez mais livre, o Mercado Livre se faz presente em diversas causas de diversidade e inclusão. 

A companhia mantém uma parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo há mais de três anos e trabalha constantemente em debates de temas importantes. 

Como o Melitalks: Presença Negra – plataforma de conteúdo exclusiva da empresa – que abordou a inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho em sua primeira edição.

“Acreditamos também que a diversidade é uma vantagem competitiva e faz parte do nosso DNA cultural, diferentes perspectivas são sementes da inovação. Por isso, trabalhamos para construir equipes diversas e promover, dentro da companhia, uma cultura inclusiva.”, conta Fernando Yunes, vice-presidente Sênior do Mercado Livre no Brasil.

Keep Walking é muito mais que um slogan, é uma forma de existir no mundo. Nunca foi tão importante escutar novas vozes, para que possamos seguir rapidamente com as mudanças de comportamento necessárias para nossa sociedade. O projeto Play de Verdade é uma excelente oportunidade para que grandes marcas como Johnnie Walker possam amplificar as vozes de pequenos criadores de conteúdo, a fim de viabilizá-los como negócio.”, comenta João Victor Guedes dos Santos, head de Johnnie Walker para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo.