A Ypê removeu uma peça promocional da marca que estava instalada na Avenida Oceânica, em Salvador, no dia 5 de dezembro, após uma série de críticas. A ação OOH apresentava uma mão negra segurando um frasco de produto de limpeza multiuso da empresa.
Bárbara Carine, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), expressou indignação, alegando que a escultura reforçava estereótipos escravagistas. De acordo com ela, a representação contribui para a manutenção de pessoas negras em espaços socialmente subalternizados.
Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação (Semur), celebrou a retirada da peça em suas redes sociais: “Racistas em Salvador não passarão!!! Removida”, postou ela.
A Ypê, em resposta ao Metro1, disse que a peça fazia referência ao personagem norte-americano Mãozinha, da “A Família Addams”, baseado no filme dos anos 1990. A assessoria de comunicação da empresa explicou que o personagem protagonizou uma campanha lançada em outubro, envolvendo uma ativação itinerante que percorreu São Paulo e Campinas, mas que já foi encerrada. A campanha também incluía um totem eletrônico com pôster da campanha e ambientação em abrigo de ônibus.
A remoção da peça é uma evidência da sensibilidade em torno das representações no marketing, principalmente em relação a questões raciais.
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