Nascido nas igrejas de Olinda (PE) pelas mãos de Lu Araujo, o Mimo Festival seguiu sua trajetória realizando concertos marcantes em locais com forte representatividade e conteúdo histórico e já passou por Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e Rio de Janeiro – nesta última, ultrapassou público de um milhão de pessoas em uma das edições.
Em 2016, foi realizado pela primeira vez no Exterior, em Portugal.
Hoje, o evento é realizado pela Lu Araújo Produções e Musickeria e apresentado pelo MinC e Bradesco, e ao completar 15 anos inicia na próxima quarta-feira, campanha criada pelas agências Sumaré-AUD e O Campo e também passa a usar um logotipo comemorativo criado pelo designer Gilberto Borges, da Sumaré. O lançamento terá um vídeo teaser e a campanha em si, que tem o slogan “Dois ouvidos é pouco”, será veiculada em plataformas digitais.
Em 2018, o Mimo começa em Amarante (Portugal), onde ocorre entre 20 e 22 de julho. No Brasil, chega a Paraty (6ª edição) de 28 a 30 de setembro, depois acontece no Rio de Janeiro (4ª edição), entre 15 e 17 de novembro e no mesmo mês, mas de 23 a 25, será realizada a 15ª edição, em Olinda. A organização promete anunciar em breve uma nova cidade onde o festival também ocorrerá.