Minas Gerais vai receber, pela primeira vez, o maior evento de tecnologia do mundo: a Campus Party. De 8 a 13 de novembro, será realizada em Belo Horizonte a Feira Internacional para Negócios em Inovação e Tecnologia (Finit), abrigando em sua programação a Campus Party, além da 100 Open Startups e da Demolatam – conferência latinoamericana de startups, que promove o desenvolvimento de negócios entre empresas e grupos de investidores. A Finit tem o patrocínio do governo estadual e deverá reunir 20 mil pessoas nos cinco dias de evento. O primeiro lote de ingressos já está à venda, ao custo de R$ 120 a R$ 195.
O objetivo das feiras Finit é reunir startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação. A meta do governo mineiro é sediar evento semelhante pelo menos por mais dois anos, em 2017 e 2018 – último período do mandato do governador Fernando Pimentel (PT). “Vivemos hoje uma revolução na tecnologia e trabalhamos para que Minas Gerais entre nesse cenário. Quando se fala em crise, temos que apostar na tecnologia”, argumentou o sub-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias.
Durante o evento, será realizada a conferência latinoamericana de startups, momento destinado à discussão de experiências nos países vizinhos.
O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, ressaltou que o encontro – que já contabiliza mais de 100 edições em todo o mundo – tem a característica de reunir os jovens fanáticos pela tecnologia e resulta na criação de “uma rede de pessoas inteligentes”. A edição de Minas Gerais, para ele, será talvez a mais importante já realizada no Brasil. “Teremos outros dois grandes eventos internacionais juntos. Por isso acredito que este terá uma relevância muito maior”, justificou.
Farruggia ressaltou que Minas Gerais tem um papel de destaque no desenvolvimento tecnológico do país. “Os talentos estão saindo de Minas e indo para o mundo inteiro”. O objetivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia é tornar Belo Horizonte referência em tecnologia no país, ao lado de Recife e Florianópolis – duas cidades que vêm despontando no setor.