Produzido pela Pipoca, evento tem expectativa de reunir 300 mil foliões na região do Parque do Ibirapuera.
Fundado há 19 anos por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Mário Moura, Pedro Luís e Sidon Silva, o Monobloco volta ao Carnaval de São Paulo para o quarto desfile consecutivo no Ibirapuera, se renovando a cada ano, sem deixar de lado a sua marca registrada: misturar cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô com grooves de guitarra e baixo.
Veja também: Michel Teló puxa o bloco Bem Sertanejo no Ibirapuera
Com produção da Pipoca, o bloco vai para ruas dia 24 de fevereiro, domingo, a partir de 14h, na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente à praça do Obelisco, na região do Parque do Ibirapuera.
Para o Carnaval deste ano o Monobloco chega com o tema "Abram Alas Pra Elas – Homenagem às mulheres da música brasileira", escolhido por votação entre os integrantes das oficinas de percussão do Monobloco em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, como conta Celso Alvim, diretor de bateria desde o primeiro desfile: “A ideia foi interagir ainda mais com os alunos, pedindo que eles nos ajudassem a escolher o tema do Carnaval.”
O repertório renovado trará sucessos de compositoras e interpretados mais variados estilos. Segundo Pedro Luís, cofundador do Monobloco, são muitas as mulheres brilhantes na história da nossa música e a ideia é contemplar o maior número possível de estrelas.
“A força do feminino há de fazer a diferença! Posso destacar nomes como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Elza Soares, Maria Bethânia, Gal, Alcione e Clara Nunes, entre outras. Da nova geração teremos Céu, Tulipa Ruiz e Ludmilla, para citar algumas. Vai ser bonito poder contar um pouco dessa história.”, resume.
O desfile também terá clássicos do repertório do Monobloco como "Taj Mahal", "Fio Maravilha",“É Hoje” e "Coisinha do pai", sucesso na voz de Beth Carvalho; "Sonho Meu", de Dona Ivone Lara; "Já sei namorar", dos Tribalistas; "Uma noite e meia", de Marina Lima, além hits de Anitta, Ludmilla e Iza, como "Essa mina é louca”, “Din Din Din” e “Pesadão” sempre na levada característica da bloco.
O Monobloco também ganhou nova identidade visual, inspirada no tema de 2019 e criada pela agência 6D. A nova logo traz três versões femininas para o famoso “bonecão” azul do Bloco, representando as mulheres, grandes homenageadas dos desfiles deste ano.
Além do Monobloco, a plataforma cultural Pipoca produz outras atrações no carnaval de rua de São Paulo como o bloco Frevo Mulher da Elba Ramalho, Alceu Valença e seu bloco Bicho Maluco Beleza (23/02), Navio Pirata do BaianaSystem (09/03), Bell Marques (09/03), Orquestra Voadora e Preta Gil (10/03), além de ser responsável pela co-produção do Acadêmicos do Baixo Augusta (maior bloco da Capital paulista), viabilizando também patrocínios para outros 11 blocos tradicionais e regionais de São Paulo (SP), três na cidade de Olinda (PE) e três na Capital carioca, Rio de Janeiro (RJ).
A expectativa deste ano é de superar 2 milhões de foliões em todos os desfiles.