Profissionais do setor de incentivos estiveram com as atenções voltadas para a Motivation Show, maior feira da indústria de incentivos do mundo que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, e trouxe palestras e exposições sobre as principais tendências para o setor.
Mesmo ainda sob o efeito da crise norte-americana, dados apresentados ao longo do evento indicaram que a tendência é que as empresas cresçam seus investimentos em campanhas de motivação para aumentar os resultados e rendimentos.
De acordo com os indicadores, o nível de engajamento das equipes em programas de incentivo chega a alcançar 71%. Além disso, os programas conseguem elevar, em média, 24% os níveis de produtividade e os índices demonstram a ascendência do volume de negócios em torno dos 42%. Quando o objetivo é a capacitação de clientes, as campanhas garantem um ganho de 25%.
Pesquisas apresentadas mostraram também que as companhias mais admiradas pelos funcionários são aquelas que têm estratégias para engajar pessoas e desenvolvem programas de recompensas e de reconhecimento interno.
Entre as melhores empresas americanas, os destaques foram a Apple, Google, Johnson & Johnson e Amazon. O que faz delas as melhores empresas para se trabalhar é a preocupação com o engajamento do funcionário, em motivar e retê-lo na companhia. E essa preocupação com o quadro efetivo e com a satisfação interna dos colaboradores está ligada aos índices de aproveitamento, de satisfação, comprometimento e rendimento.
De dois anos para cá, o comprometimento dos funcionários vem ‘caindo’ e estudos mostram o aumento do desinteresse, a falta de reconhecimento e recompensa. Para reverter este cenário, a aposta do mercado está nas campanhas de motivação. E o Motivation Show deste ano trouxe novidades principalmente em viagens, esportes e gifts, além de um destaque especial para o uso das redes sociais neste mercado.
Especificamente sobre as viagens de incentivo, o evento mostrou que o panorama está mudando e exigindo das empresas mais atenção para os destinos e finalidade de cada viagem. As organizações líderes estão adotando as melhores práticas para projetar, desenvolver, executar e entregar viagens de incentivo que se conectem e cumpram os objetivos dos negócios. Não basta apenas presentear um destino se ele não agrega nenhuma mensagem, nem traz a cultura da empresa como mensagem de reconhecimento.
Outra grande tendência das viagens, hoje nos Estados Unidos, é oferecer ao premiado a possibilidade de levar o acompanhante para onde for, seja em viagem de premiação, de reconhecimento ou até de treinamento, para lugares próximos ou para o exterior. Estima-se que, em média, as empresas americanas gastam U$ 10 mil por pessoa em viagens de incentivo.
Entre os destinos, a África do Sul continua sendo o roteiro mais indicado, assim como Las Vegas, Disney, Hawai, Bahamas, Fiji e México. Os hotéis e Spa’s de luxo são as apostas para presentes personalizados e com mais requinte.
Entre as novidades em gifts, muitos dos produtos e opções expostas já fazemos no Brasil. Bolsas, malas, eletrônicos, copos e camisetas ainda são os produtos mais comuns em exposição. O maior lançamento foi a linha de malas de luxo de Romero Britto. Já os produtos esportivos chamaram a atenção, porém o foco maior eram esportes populares americanos, como basquete, golf, hockey, futebol americano, entre outros. Com a proximidade do final do ano, presentes voltados para o Natal também marcaram presença na feira, com indicação de chocolates, aromatizantes de ambientes, cestas, entre outros produtos.
O uso da plataforma web também foi muito comentado, principalmente as mídias sociais como ferramentas de engajamento de equipes. O uso das mídias sociais foi indicado pelos especialistas como componente estratégico de um marketing eficaz.
Além do mais, esse recurso pode ser utilizado para compartilhar informação e integrar ações. Hoje, a mídia social foca na comunicação social e demográfica em relação às novas tecnologias, na qual pode ser aplicada em programas de incentivo e reconhecimento buscando o aumento e engajando dos participantes. Esta tendência, que já vemos aqui no Brasil, ficou ainda mais clara na maior feira de marketing de incentivo do mundo.
Por Claudia Ramires