Até agora, a Apple tem sido a única fabricante de smartwatch a pensar profundamente sobre seus dispositivos como acessórios de moda. Isso mudou na última semana. Com a segunda geração dos smartwatches Moto 360, a Motorola está apostando no design e afirma ter melhorado drasticamente a parte técnica também.
O novo Moto 360 não é apenas um relógio com poucas e pequenas variações, como era a primeira edição. Este vem com três variações básicas, cada qual com um número de detalhes customizáveis. Dois deles são destinados ao público masculino e uma para o feminino, e todos podem usar qualquer pulseira que tenha um tamanho adequado, não apenas aquelas da Motorola.
Foto: Reprodução.
Os relógios masculinos são prata, preto e dourado e o das mulheres varia do preto ao dourado rosado. Há várias opções de bisel (serrilhado, chanfrado, gravado) e a cor não precisa ser a mesma da do corpo principal do relógio. Leve em consideração as pulseiras de metal e as de couro, e você terá centenas de combinações possíveis, no mesmo estilo que os smartphones Moto X e Moto G.
O look premium dos relógios vem com um preço: a partir de US$ 299. Em comparação, o preço do Moto 360 2014 começa em US$149. Desde que o Android Wear agora funciona com iPhone, a Motorola parece estar posicionando o seu smartwatch na direção oposta do Apple Watch, e dobrar o seu preço agora coloca o Moto 360 no mesmo nível que o Apple Watch Sport – e ainda muito abaixo do preço do Apple Watch comum.
A maior queixa em relação ao desempenho do Moto 360 original é em relação à duração de sua bateria. Muitos consumidores não conseguiam usar o dispositivo o dia inteiro sem recarregá-lo. Isso melhorou com algumas atualizações de software, mas a Motorola diz que os novos relógios vão operar muito melhor: a bateria do maior modelo dura dois dias, enquanto a do menor, entre um dia e um dia e meio. Embora o software do Moto seja o Android Wear, que tem alguns floreios, tudo é feito para ter uma aparência limpa e minimalista.
Para comprar o novo Moto 360, você pode acessar a coleção toda no Motorola.com, e alguns modelos estarão à venda no Google Play e na Best Buy on-line. A expectativa é que os relógios cheguem na Best Buy e na Verizon até o fim desse mês. Por enquanto, o Moto Maker para o Moto 360 está disponível nos EUA, no México, no Reino Unido, na França e na Alemanha. É possível que a disponibilidade aumente.
Também está em vista uma parceria de varejo com o loja de departamento de luxo Nordstrom, em um grande sinal de confiança de que os smartwatches podem alcançar o mainstream.
De 50 a 80 lojas da Nordstrom nos EUA vão começar a vender o Moto 360 ainda neste mês. Este é o primeiro smartwatch que ficará em estoque na rede, demonstrando que a Motorola está tentando comercializar o 360 como um produto de lifestyle, assim como a Apple tem feito com o Apple Watch. Cada loja terá de 12 a 15 variações do relógio, mais do que qualquer outra varejista. Eles ficaram junto com os relógios tradicionais no departamento de joias.
Fora a coleção principal, também haverá uma edição especial Moto 360 Sport. Este relógio tem uma pulseira de borracha de silicone totalmente integrado e um modo de tela especial que combina iluminação e visualização reflexiva para torná-lo mais legível sob a luz solar direta.
Ele é destinado para aqueles que querem as funcionalidades de um smartwatch completo em um estilo mais parecido com o de um medidor fitness. Detalhes ainda são desconhecidos, assim como a data de lançamento.