O Brasil receberá o Mundial de Kart pela primeira vez em sua história em 2021. Entre os dias 27 e 31 de outubro do ano que vem, o Speed Park, um dos maiores complexos do mundo para prática da modalidade, localizado em Birigui (SP), será palco do evento.
A organização ainda conta com a agência de marketing esportivo Octagon.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
A apresentação oficial foi realizada na quarta-feira (21), em São Paulo, com a presença de executivos da Octagon e do Speed Park, além de representantes dos principais patrocinadores do evento (Pro Honda, Pirelli e Sabesp), do comentarista de automobilismo Reginaldo Leme e Aildo Rodrigues Ferreira, secretário de esportes do Estado de São Paulo.
Esta será a primeira vez que o Campeonato Mundial de Kart da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) será disputado no continente americano.
A competição deixou de ser realizada na Europa apenas uma vez, quando ocorreu no Bahrein, em 2016. O evento estava previsto para acontecer em 2020, mas teve que ser adiado por conta da pandemia do Covid-19, que ainda ameaçou tirar o evento do país.
Um dos principais responsáveis pela vinda do Mundial é o ex piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, que inclusive gravou um vídeo que foi exibido na apresentação oficial.
Atualmente, o paulistano é o presidente do Conselho Mundial de Kart da FIA (CIK-FIA) e teve atuação decisiva na opção pelo Brasil.
Além dele, o idealizador e diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, também batalhou para conseguir o feito que pretende alavancar novamente o esporte a motor no país.
“É uma honra enorme para nós ser a sede de um Campeonato Mundial de Kart. Esse que com certeza será um marco histórico para o automobilismo brasileiro e também um divisor de águas, em que teremos a oportunidade de colocar o Brasil e os brasileiros como protagonistas. O Brasil também evoluirá nos requisitos de melhoria nos equipamentos hoje utilizados e na técnica de pilotagem, e isso fará com que, em um futuro próximo, tenhamos novamente grandes ídolos nas principais categorias do automobilismo no mundo.”, afirmou Gracia.
Localizado em Birigui, no noroeste do Estado, em uma região que contém mais de 2 milhões de habitantes e cidades como Araçatuba, São José do Rio Preto, presidente Prudente, Bauru e Marília, o Speed Park foi inaugurado em março de 2018 com o objetivo de ajudar a impulsionar novamente o esporte a motor no país.
Além disso, o complexo ainda aposta no turismo esportivo para elevar ainda mais o desenvolvimento da região.
Para o evento acontecer no Brasil, será necessária uma grande operação logística, trazendo mais de 400 karts e cerca de 500 motores da Europa. Além disso, uma série de produtos licenciados serão fabricados para ajudar a atrair o público e ainda divulgar o evento pelo mundo.