O encontro reuniu palestras, debates, campeonatos com premiação, jogos abertos com os principais games da atualidade (free-play) e com a presença de celebridades da web durante a quinta edição do Gamepólitan, nos dias 14 e 15 de maio, no Parque de Exposições de Salvador.
O maior evento do segmento no Norte/Nordeste, ocupou uma área de 4 mil m², que além de apresentar 80 horas de conteúdo, reúne expositores nacionais e convidados para abordar questões de mercado e desenvolvimento.
Um dos destaques desta edição do Gamepólitan foram as presenças do jogador profissional (pro player) Kami, da Pain Gaming; os youtubers, Authentic Games, com mais de 5 milhões de inscritos, e Castro Brothers, 1,5 milhão de inscritos. Para quem curte os games de dança (dancers), o GP trouxe o bicampeão mundial, Diegho San, e a competidora, Pamella Ribeiro, do Campeonato Mundial de Just Dance, na Arena Saga Just Dance 2016.
O evento foi dividido em quatro áreas. Uma delas é a Arena GP-CUP de Competição, com o Palco Gamer da GP-DEV, onde aconteceram as principais palestras e debates sobre o mercado de jogos no Brasil, através da realização de minicursos sobre o universo dos jogos com desenvolvedores, profissionais especializados e produtores de conteúdo da internet.
A área GP-DEV de Desenvolvimento Regional que trouxe a Liga Gamepólitan de Torneio teve nove competições oficiais divididos em arenas temáticas com premiação total de R$ 15 mil, sendo dividida em computadores e consoles.
O Espaço GP-EXPO de Varejo e Atividades Interativas foi dedicado à exposição e venda de produtos voltados ao universo dos games com lojas especializadas de todo o Brasil. Também realiza atividades interativas, campeonatos e minitorneios.
Outro espaço inédito no evento foi a Área GP-BUSINESS de Negócios, criado especialmente para estreitar as relações entre fabricantes, distribuidores e lojistas do setor de games e informática, oferecendo uma agenda de palestras e rodadas de negociações nos dois dias do Gamepólitan – com mais de 10 mil consumidores em potencial.
Na Arena Free-Play o público confere quatro espaços: Consoles Next-Gen (com os jogos mais importantes da atualidade), Consoles Old-Gen (uma homenagem aos games que marcaram gerações anteriores), Competitivo de League Of Legends e Fliperamas – onde o publico terá a oportunidade de sentir a nostalgia das famosas máquinas que dominaram o universo dos jogos na década de 80 e 90.
Uma novidade foi a Arena Minecraft, dedicada totalmente ao jogo Minecraft – o mais popular entre o público infantojuvenil do mundo, com a presença do youtuber, Authentic Games.
Para os fãs dos jogos competitivos, o time Pain Gaming teve um espaço temático no Festival com a presença do pro player, Kami, falando sobre como é ser um jogador profissional. E o visitante poderá jogar gratuitamente, concorrendo a prêmios, o jogo League of Legends.
As atividades interativas contaram com: Espaço ERA (Experiência de Realidade Alternativa), que trouxe a uma proposta de jogo/realidade. A Arena Moovi Studio proporcionou a experiência dos jogos de Realidade Virtual. A Arena Saga Just Dance 2016 trouxe o jogo de dança mais popular do planeta o bicampeão mundial, o Diegho San bicampeão. O Museu do Videogame abordou a linha temporal das gerações, no qual o público vai poder experimentar jogos de diversas gerações de consoles. E o Espaço Jogos de Mesa, inteiramente dedicado aos jogos de tabuleiro.