Até 2020, 90% da população mundial terá um telefone celular e as assinaturas de smartphones chegarão a 6,1 bilhões. Em 2014, devem ser registradas 800 milhões de novas assinaturas de smartphones, elevando a base global para 2,7 bilhões. As estimativas são da mais recente versão do Mobility Report, estudo feito pela Ericsson.
Segundo Jesper Rhode, diretor de Marketing da Ericsson na América Latina, o baixo custo dos aparelhos, a melhoria do uso e o aumento da cobertura de rede são os principais fatores que estão tornando a tecnologia móvel um fenômeno global.
“A telefonia móvel logo estará disponível para a maioria da população mundial, independente da idade e localização do usuário.”, afirma Rhode.
Em relação ao Brasil, o levantamento aponta que 52% dos usuários utilizam os telefones celulares para navegar na internet, 49% para acessar as redes sociais e 29% para assistir vídeos curtos.
Os dados mostram ainda que 53% dos brasileiros preferem utilizar mensagens instantâneas ao invés da tradicional mensagem via SMS na comunicação diária. Já quando o assunto é chamada telefônica, 79% ainda preferem fazer as ligações tradicionais.