Mais de duas mil bonecas podem ser conferidas no Museu de Bonecas, em Cuiabá. A colecionadora e curadora do museu, Terezinha Barros, disse que bonecas consideradas raras e de diferentes épocas compõem o acervo, entre elas, da Carmem Miranda e o primeiro modelo da Barbie, lançado em 1959.
O museu está aberto para visitação e funciona na Rua Bom Jesus, número 90, no Bairro Santa Marta, na Capital mato-grossense.
Terezinha conta que sempre sonhou em colecionar bonecas. “Cresci falando: ‘Quando eu crescer, estudar e tiver recurso próprio vou colecionar, vou ter muitas bonecas’. E o meu sonho foi realizado”, relatou. Algumas da bonecas que ela guarda no museu foram doadas e outras compradas.
Fotos: Reprodução/TVCA.
A primeira boneca, a Marília, ela ganhou do padrinho. Depois, vieram as outras, como a Shirley Temple, atriz mirim que fez muito sucesso em filmes musicais da década de 40.
“Por ser uma atriz famosa, essa boneca ‘pegou’ muito preço, muito valor e tenho orgulho de tê-ela no museu”, vibra. Ela também tem a boneca da Yeda Maria Vargas, a brasileira eleita primeira miss universo.
“Foi um orgulho naquela época para o nosso País, porque o miss era um concurso bastante procurado. Então, fizeram essa boneca da Maria Vargas. A tenho no museu com a roupa do traje a rigor e a tenho vestida com roupa de gaúcha”, disse Terezinha.