As luzes e enfeites que destacam parques, lojas, casas, ruas e avenidas no período do Natal são a ponta do iceberg de um planejamento iniciado com seis meses de antecedência pelo setor de decoração natalina, cujo faturamento encerrou o ano em R$ 1,3 bilhão.
O montante é ainda mais expressivo se contabilizados projetos para grandes espaços, como indica a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, que não ficam por menos de R$ 400 mil.
Do total arrecadado no ambiente de decoração, cerca de 80% é resultado dos negócios realizados ou iniciados na Natal Show – Feira de Artigos de Natal, Decoração e Presentes, evento líder para os negócios do mercado que chega à sétima edição, de 3 a 6 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O grande valor da Natal Show para o crescimento do setor está amparado pelos resultados das últimas edições, com números que comprovam sua eficácia para dar a largada na temporada de vendas dos produtos pelo varejo.
É exatamente na feira onde toda a cadeia se encontra para conhecer as últimas novidades e tendências do mercado mundial de decoração natalina.
Na edição 2015, o evento recebeu compradores de 1.257 cidades e registrou aumento de 28% na visitação, em relação ao ano anterior, inclusive de empresários vindos de outros 17 países.
Esse público é formado por lojistas de artigos de Natal, festas e presentes; lojas de decorações, arte sacra, departamentos e artesanatos; papelarias, prefeituras, supermercados, shoppings centers, condomínios, hotéis e restaurantes; bem como decoradores e promotores de festas, entre outros.
As principais e mais importantes empresas do setor participam da Natal Show apresentando um mix de produtos com os lançamentos mundiais em arranjos de mesa, artigos de decoração, árvores, bolas e velas, bonecos, caixas e papéis de presente, cenários, fitas e tecidos, guirlandas e presépios, iluminação, peças artesanais, presentes, utensílios especiais e imagens sacras.