A Natura sabe que os festivais de música têm uma energia especial que desperta emoções únicas e inesquecíveis. Mas e se fosse possível capturar não só as lembranças visuais e sonoras desses eventos, mas também fragrâncias distintas que permeiam o ar?
A empresa abraçou esse desafio ao desenvolver as novas fragrâncias da linha Humor. Utilizando uma tecnologia própria, mais de 40 moléculas presentes no ar de diferentes festivais foram capturadas, criando um rico conjunto de aromas que refletem a diversidade e intensidade das experiências vividas.
Diferentemente do método convencional de “headspace”, que captura moléculas em ambientes fechados para identificação posterior em laboratório, os cientistas e perfumistas da Natura, liderados por Verônica Kato, optaram por capturar esses aromas em ambientes abertos, ao ar livre.
Assim, as novas fragrâncias de Humor não apenas reproduzem os cheiros sentidos, mas são literalmente criadas nos próprios festivais, carregando consigo essa atmosfera de forma autêntica.
“Esse processo só foi possível devido ao uso em conjunto de cinco técnicas propiciadas pelos equipamentos vanguardistas presentes no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar”, explica Verônica.
Durante o processo criativo, Verônica explorou os festivais em busca não só de inspiração, mas também para capturar os aromas que representam a energia em diferentes momentos e espaços durante esses eventos.
“Os acordes, presentes nas novas fragrâncias de Humor, são mais do que uma simples combinação de notas; é uma interpretação das emoções, sensações, atmosfera e ambientes dos festivais, uma verdadeira confluência entre ciência e arte”, define Verônica.
“As notas verdes, por exemplo, se originaram a partir de pessoas dançando na grama molhada”, completa.
A inspiração para as novas fragrâncias de Natura Humor veio da compreensão de que os festivais de música são lugares de conexão e liberdade para a geração Z, algo especialmente relevante após a pandemia, que evidenciou a fragilidade da saúde mental dos jovens.
“Muitos deles encontram nos eventos sociais alívio para ansiedade, estresse e os demais efeitos causados. Pensando nisso, nossa inspiração foi a de capturar a vibe e a energia desses locais e transformá-las em fragrâncias, por ser onde essa geração se sente parte do todo, compartilha facilmente suas emoções e celebra intensamente seus anseios e alegrias”, aponta Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura.
“As fragrâncias são como portais para a energia e a vibração da atmosfera dos festivais para o dia a dia. Ou seja, são perfumes para serem usados além dos festivais. A nossa proposta é, justamente, que sirvam para que os consumidores se conectem com essa vibe positiva no dia a dia, permitindo que eles revivam essa emoção sempre que quiserem ou precisarem“, conclui Denise.
Uma das novas fragrâncias de Humor trará a emoção épica do show principal de um festival, enquanto a outra transmitirá a sensação de conexão e sinergia com o público. Ambas serão lançadas em meados de abril.
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