Desde 1996, a marca Kaiak, da Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil, se inspira no universo aquático e marinho para desenvolver fragrâncias que trazem diferentes intensidades, mas que carregam, em comum, o frescor da natureza e dos mares.
No ano em que completa 25 anos, a marca reforça seu compromisso com a natureza e com os oceanos e também inova a embalagem de sua primeira versão, Kaiak Clássico: Agora, os chamados “ombros”, maior peça plástica da embalagem da fragrância, são feitos em parte de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro.
A iniciativa começou no ano passado com o lançamento da fragrância Kaiak Oceano, que também conta com até 50% dos “ombros” da fragrância feito com plástico reciclado.
A isso, soma-se outro dado que traduz a preocupação de Kaiak com o meio ambiente: Desde 2015, todos os frascos do portfólio são feitos com até 30% de vidro reciclado.
Em 2020, só Kaiak foi responsável em economizar 583 toneladas de vidro, o que representa mais de 600 mil garrafas de vidro de 1 litro.
25 anos de Kaiak, 25 praias limpas
Nesse ano de celebração, outra importante iniciativa da marca é expandir o projeto de limpeza de praias, iniciado em 2020, que retirou 300 sacos de 100 litros de resíduos da estação ecológica Juréria-Tatins, no litoral Sul de São Paulo.
Ainda em 2021, Kaiak planeja a limpeza de outras 25 praias, do Nordeste ao Sul do Brasil, em uma nova ação para conscientizar a população sobre o destino do seu lixo – e a repensar a nossa relação com ele.
“Apenas no ano passado, nosso conjunto de iniciativas em Kaiak contribuiu para a economia de 446 toneladas de CO2, o que representa 77 voltas de carro ao redor da Terra, e 15 toneladas de plástico, o equivalente a mais de 300 mil garrafas PET de 2 litros.”, afirma Denise Coutinho, diretora de perfumaria da Natura.
“Para agora e para os próximos 25 anos, queremos ir além. Essas ações fazem parte da alma da Natura e a conexão com os oceanos fazem parte da história de Kaiak. Por isso, queremos oferecer o máximo de performance, sempre gerando impacto positivo para o planeta.”, finaliza Denise.
O movimento de circularidade de Kaiak integra uma das causas da Natura, #MaisBelezaMenosLixo, que busca desenvolver alternativas de menor impacto ambiental e de design para circularidade, conectando as estratégias de produto à logística reversa, com foco na melhor performance para uma economia de baixo carbono e redução de resíduos no meio ambiente.