Experiência de Marca

NAVE transborda cultura e arte amazônica na Cidade do Rock

A maior aparelhagem já feita pelo artesão projetista João do Som, faz parte da ativação cocriada entre Rock in Rio e Natura.


Natura e o Rock in Rio, depois do sucesso da colaboração na edição passada do festival, voltaram a juntar forças por um mundo melhor e mais bonito.

Enquanto na estreia da parceria, em 2019, a NAVE chegou ao Rock in Rio com uma proposta de conexão entre o presente e o futuro, para a edição de 2022, o público do festival terá a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva feita para que todos possam sentir e se aproximar de uma Amazônia contemporânea, que inspira, transborda arte e cultura, é plural, feminina, fala em primeira pessoa, é ancestral e periférica.

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Com a liderança do Coletivo Criativo NAVE, que conta com direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia da artista carioca Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins e direção musical da cantora e multiartista paraense Aíla, a atração apresenta aos fãs do festival, por meio de experiências artísticas envolventes, uma Amazônia que o grande público desconhece, que é contemporânea, diversa, multicolorida e pop.

A-partir da criação de uma conexão emocional com o público, a NAVE pretende desconstruir o estereótipo reducionista da Amazônia e construir novos olhares empáticos sobre a potência da região.

A NAVE vem para encantar visitantes da Cidade do Rock com a abundância da Amazônia e gerar mobilização em prol do futuro do planeta.

O Rock in Rio Brasil 2022 será realizado nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock, localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Porém, conforme os criadores da NAVE, a proposta vai extrapolar as fronteiras da Cidade do Rock, ganhar as ruas e as mídias digitais e, da mesma maneira que o festival como um todo, se transformar em uma grande plataforma de comunicação, impactando o público em geral.

Para transbordar a Amazônia, a experiência conta com intervenções nos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro e produções audiovisuais inéditas.

A NAVE é uma cocriação entre o Rock in Rio e a Natura, que, a cada edição, tem um tema mobilizador para a construção de um futuro regenerador.

Idealizada por Denise Chaer, empreendedora social e estrategista criativa, a atração terá, na edição de 2022, a direção geral de Luis Justo, CEO do Rock in Rio, e se propõe a abrir um espaço inédito para a Amazônia no Rock in Rio, através de uma experiência multissensorial que vai unir música, arte, cheiro, tecnologia, performances e apresentações.

O Rock in Rio e a Natura, para dar vida a esta NAVE, passaram por um processo de criação com duração de mais de dois anos e participação de diversos protagonistas da cultura Amazônica.

A mensagem faz um eco das vozes dos artistas da região, iluminando e potencializando a forte cultura contemporânea da Amazônia.

Na opinião de Roberta Carvalho, diretora artística da NAVE, o público vai se surpreender com a pluralidade cultural e riqueza da região, apontadas pelos olhares de dezenas de artistas.

“Estamos construindo uma experiência imersiva que fala de uma Amazônia contemporânea, com uma narrativa poética audiovisual, criada a partir de obras de artistas amazônicos que pensam ativamente o agora, com imagens potentes, diversidade de linguagens e um projeto sonoro arrebatador”, revela Roberta.

“Vivenciar esta experiência inédita e imersiva é uma oportunidade única para quem for ao festival. Acreditamos que a partir da arte e da cultura, todos se sintam conectados e sensibilizados a olhar de uma forma diferente e mais ampliada para essa riqueza que é a Amazônia”, declara Luis Justo, CEO do Rock in Rio.

“O Rock in Rio tem há algum tempo um olhar especial voltado para a Região Amazônica. Já realizamos projetos de reflorestamento, Amazonia Live, em parceria com o Funbio e com o Instituto Socioambiental (ISA) que já realizou o plantio de mais de 3.8 milhões de árvores em mais de 2.6 mil hectares de floresta, com sementes coletadas por uma rede de catadores locais, entre apoio do Rock in Rio e angariação de verbas pelos parceiros e público já investimos mais de 5 milhões de reais no reflorestamento da região do Rio Xingu e apoiamos a restauração de mais de 4.2 mil hectares no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. Muito além de melhorar a qualidade da floresta, buscamos um impacto real nos moradores e suas famílias”, acrescenta Justo.

A Natura, que é cocriadora da NAVE ao lado do Rock in Rio, conta com uma longa trajetória de compromisso com a floresta em pé.

“Há 20 anos começamos a descobrir a Amazônia e nos encantamos com essa riqueza e abundância. Desde então, desenvolvemos produtos, conceitos, cadeias, inovações que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização cultural do território. Para 2022, entendemos que a Amazônia é essa chave, ainda mais urgente, para a construção desse mundo mais bonito. Nosso desafio é mobilizar mais gente nessa rede pela Amazônia Viva. Em geral, o público tem contato apenas com notícias e dados negativos sobre a região. Nós acreditamos que a Amazônia é um caldeirão multicultural em efervescência”, detalha Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura.

“Com a NAVE, fazemos um convite para que o público conheça uma Amazônia Viva, pulsante e inspiradora. E, a partir dessa vivência, possa se encantar e se engajar pelo futuro da floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta”, conclui.

O Rock in Rio vai receber a maior aparelhagem já construída por João do Som, o famoso artesão projetista do Pará.

A NAVE terá experiências imersivas e grandiosas que vão fazer o público mergulhar na região amazônica.

Uma das atrações que os participantes do festival não podem perder são as enormes projeções que vão do chão ao teto, trazendo a Amazônia em primeira pessoa sob a voz e ótica de artistas da região.

Outra outro destaque será a presença da maior aparelhagem já construída por João do Som, criador das famosas aparelhagens Crocodilo, Tupinambá e reconhecido “arquiteto” que constrói as tradicionais esculturas famosas nas festas de tecnobrega do Pará.

A aparelhagem traz um formato simbólico, de um barco, típico dos rios amazônicos, mas estilizado pelo olhar de Seu João, e vai transformar a NAVE em uma grande festa pulsante, dançante, contemplando apresentações musicais e diversas atrações que retratam a multiplicidade sonora da Amazônia, indo desde o som que nasce nas periferias, até a música pop contemporânea e a tradição dos povos originários, em encontros inéditos, pensados especialmente para o barco-aparelhagem.

Com o objetivo de coincidir com os 50 dias que restam para a edição do reencontro do Rock in Rio, o primeiro conteúdo que marcou o reencontro da NAVE com o Rio de Janeiro teve direção da artista visual paraense Roberta Carvalho.

A ativação foi uma grande intervenção na cidade com projeções de conteúdos audiovisuais que deram protagonismo aos artistas da Amazônia e que provocaram reflexões a respeito da região, abrindo o diálogo sobre o tema central da NAVE este ano.

As pessoas que estavam passando por pontos da cidade como a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico no Centro do Rio, no fim da última quinta, 14 de julho, conheceu, de maneira inédita, uma parte da riqueza cultural da região, que foi estampada em cartões postais da cidade e estarão na experiência completa da NAVE.

A Amazônia contemporânea e plural, apresentada no Rock in Rio Brasil 2022, pode ser conhecida dentro e fora da Cidade do Rock.

Além das projeções, até setembro de 2022, os fãs também serão impactados por outras quatro franquias de conteúdo, com objetivo, formatos e linguagens diferentes, para extrapolar ainda mais a narrativa da NAVE sobre a cultura amazônica e apresentar ao público, com propostas de conteúdo audiovisual diferentes, a riqueza e a versatilidade da arte amazônica em toda sua potência, além de um documentário de quinze minutos que faz um registro da noite de algumas das principais cidades da Amazônia, pelo olhar e perspectiva dos moradores locais.