Experiência de Marca

Netco cria rede de publicidade móvel com clubes de futebol

Atualmente, são 11 clubes cadastrados na rede. Do Brasil, os times são: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Inter, Palmeiras e Santos. Da Argentina, estão presentes no aplicativo o Boca Juniors e o Vélez Sarsfield.

Após fechar com nove clubes do Brasil e dois da Argentina, a empresa francesa Netco, especializada em criação de aplicativos para dispositivos móveis, encontrou um jeito de tentar capitalizar em cima da rede de times com os quais tem contrato.

A empresa criou a Footballman, uma rede de publicidade móvel. Ela funciona a partir dos aplicativos oficiais de cada clube. A Netco é responsável por montar o app do clube, e, assim, oferece publicidade para empresas interessadas em falar com os torcedores.

Foto: Reprodução/Google.

aplicativos-_iphone

Atualmente, são 11 clubes cadastrados na rede. Do Brasil, os times são: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Inter, Palmeiras e Santos. Da Argentina, estão presentes no aplicativo o Boca Juniors e o Vélez Sarsfield.

A agência calcula que, em média, cada clube tenha cerca de 150 mil downloads do aplicativo. Isso constitui uma base de pouco mais de um milhão de pessoas para as marcas entrarem em contato.

“Criamos a peça de acordo com a necessidade da marca. Podemos fazer uma aba dentro do aplicativo exclusiva para o patrocinador, por exemplo, ou então um game específico sobre o time.”, exemplifica Karina Tavares, diretora comercial da Netco.

A empresa ainda não fechou acordo com nenhum patrocinador. Na proposta comercial no site oficial da Footballman, o preço de tabela do anúncio é de cinco mil reais por mês. A Netco não detalha qual seria o valor de um pacote customizado para uma marca.

O custo para a montagem do aplicativo dos clubes é de, em média, R$ 150 mil. O clube não precisa remunerar a Netco pela montagem do aplicativo, obtendo o retorno a partir da comercialização de espaços publicitários.

Fonte: Máquina do Esporte.