"Experiência Netflix"

Netflix aposta em live marketing para divulgar "Bridgerton"

A "experiência Netflix" leva o entretenimento ao dia a dia do público com produtos temáticos de várias marcas e ativações em todo o mundo

A terceira temporada da série Bridgerton estreou nesta quinta-feira (16). A primeira temporada da produção, parceria da Netflix com Shondaland, se tornou a série em língua inglesa mais assistida da plataforma em poucas semanas. Todavia o recorde foi quebrado pela segunda temporada do mesmo show. O que isso tem a ver com o nosso universo do Marketing? Tudo!

Cena da terceira temporada de Bridgerton

Como resultado do estrondoso sucesso da primeira temporada, a Netflix passou a investir cada vez mais no universo Bridgerton. A série se tornou um ecossistema no qual várias marcas querem entrar. Além disso, os planos mais baratos do streaming — que exibem anúncio — atraíram as empresas a estarem neste universo. Atualmente, são mais de 40 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo no plano com anúncios.

Internacionalmente, algumas marcas que entraram na “Era da Regência” foram a Maxbone, com linha de camas e coleiras para pets e Republic of Tea, com chás temáticos. Ademais, Williams-Sonoma entregou louças para “festas da realeza” e Ladurée com doces típicos da série.

No Brasil não foi diferente. A Casa Bauducco, na Avenida Paulista, foi palco de uma experiência imersiva com cenografia inspirada na série. Além disso, a marca lançou uma edição especial de Choco Biscuit em parceria com a Netflix. A Risqué não ficou de fora e lançou uma linha com cores inspiradas na série. As marcas inclusive fizeram um ensaio conjunto exibindo as comidas e as cores de esmalte em uma cenografia temática.

Da mesma forma, a Westing trouxe uma coleção com poltrona, copo, xícara, pires, bule, açucareiro, entre outros produtos inspirados na série.

Produtos Westwing Bridgerton
Produtos da Westwing inspirados em Bridgerton. Foto: Reprodução

Essas marcas estão atreladas a nova temporada, pois, em três anos de série, a lista de colaborações é enorme, incluindo fragrância de O Boticário. Mas as collabs são só o começo de uma estratégia sólida de marketing que envolve o “efeito netflix” e mega eventos por todo o mundo.

A experiência Netflix

Experiência Bridgerton no Upfront Netflix

Esta semana, a Netflix realizou o “Upfront 2024”, com balanço dos resultados publicitários e informações sobre o que está por vir. O evento para anunciantes contou com experiências imersivas de Bridgerton, mas também de Round 6 e Wandinha. Dessa forma, a experiência se consolida como parte do arcabouço de produtos e serviços Netflix.

Quando surgiu, a Netflix mudou, a nível mundial, a forma como as pessoas consumem conteúdo, pois elas passaram a ter o controle do que assistir e quando assistir. Essa mudança, chamada de “efeito Netflix”, levou as marcas a adaptarem estratégias e investirem em publicidade contextualizada com o entretenimento.

Por outro lado, anos depois, fala-se da “experiência Netflix”, que ainda traz mudanças no consumo de entretenimento. A plataforma de streaming fomenta o engajamento do público com os filmes e séries originais, seja pelas redes sociais, ou por ativações de marca em todo o mundo. É um conteúdo que sai das telas e passa a fazer parte da vida do público, com produtos e eventos temáticos.

Para o lançamento da terceira temporada de Bridgerton, foram realizados três eventos especiais em Nova York. A “Bridgerton Promenade” foi uma experiência gratuita aberta ao público com comidas temáticas, brindes e performances dos dançarinos da Ton Troupe e de um quarteto de cordas. Contou ainda com a presença de atores da série, como Jonathan Bailey, que interpreta Anthony Bridgerton.

bridgerton promenade
Evento Bridgerton Promenade no Gansevoort Plaza, NY. Foto: Getty Images for Netflix

Além disso, a experiência Promenade ofereceu ingressos para outra experiência: a “World Premiere” ou estreia mundial da série, dando aos fãs uma oportunidade única. Mais de 20 membros do elenco regular, incluindo os protagonistas Coughlan e Newton, pisaram no tapete vermelho da estreia, juntamente com a produtora executiva Shonda Rhimes e a equipe.

Por fim, o “Fan Screening” reuniu mais de 4 mil fãs para assistirem a série juntos e se conhecerem. A plataforma de streaming não divulgou onde seria o evento, e, para se inscrever, os fãs precisavam estar no Promenade.

Baile da Rainha

Três eventos para lançar oito episódios de série não é nada para quem monta bailes de gala. Desde 2022, primeiro ano da série, a Netflix oferece o “The Queens Ball: a Bridgerton Experience”. A experiência já passou por Nova York, Minneapolis, Denver, Toronto, Atlanta, São Francisco, Montreal, Washignton, Chicago e Los Angeles. A próxima parada é Melbourne, primeira cidade fora da América do Norte — o que dá aos fãs brasileiros esperança de um dia vir ao Brasil.

O baile da rainha, ao qual o público deve comparecer à caráter, conta com cenografia e cardápio temáticos. Outra característica são as orquestras que tocam músicas pop atuais, presentes em toda a trilha sonora da série. Além disso, interpretações da série tomam conta da pista de dança, com shows teatrais.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.