A terceira temporada da série Bridgerton estreou nesta quinta-feira (16). A primeira temporada da produção, parceria da Netflix com Shondaland, se tornou a série em língua inglesa mais assistida da plataforma em poucas semanas. Todavia o recorde foi quebrado pela segunda temporada do mesmo show. O que isso tem a ver com o nosso universo do Marketing? Tudo!
Como resultado do estrondoso sucesso da primeira temporada, a Netflix passou a investir cada vez mais no universo Bridgerton. A série se tornou um ecossistema no qual várias marcas querem entrar. Além disso, os planos mais baratos do streaming — que exibem anúncio — atraíram as empresas a estarem neste universo. Atualmente, são mais de 40 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo no plano com anúncios.
Internacionalmente, algumas marcas que entraram na “Era da Regência” foram a Maxbone, com linha de camas e coleiras para pets e Republic of Tea, com chás temáticos. Ademais, Williams-Sonoma entregou louças para “festas da realeza” e Ladurée com doces típicos da série.
No Brasil não foi diferente. A Casa Bauducco, na Avenida Paulista, foi palco de uma experiência imersiva com cenografia inspirada na série. Além disso, a marca lançou uma edição especial de Choco Biscuit em parceria com a Netflix. A Risqué não ficou de fora e lançou uma linha com cores inspiradas na série. As marcas inclusive fizeram um ensaio conjunto exibindo as comidas e as cores de esmalte em uma cenografia temática.
Da mesma forma, a Westing trouxe uma coleção com poltrona, copo, xícara, pires, bule, açucareiro, entre outros produtos inspirados na série.
Essas marcas estão atreladas a nova temporada, pois, em três anos de série, a lista de colaborações é enorme, incluindo fragrância de O Boticário. Mas as collabs são só o começo de uma estratégia sólida de marketing que envolve o “efeito netflix” e mega eventos por todo o mundo.
A experiência Netflix
Esta semana, a Netflix realizou o “Upfront 2024”, com balanço dos resultados publicitários e informações sobre o que está por vir. O evento para anunciantes contou com experiências imersivas de Bridgerton, mas também de Round 6 e Wandinha. Dessa forma, a experiência se consolida como parte do arcabouço de produtos e serviços Netflix.
Quando surgiu, a Netflix mudou, a nível mundial, a forma como as pessoas consumem conteúdo, pois elas passaram a ter o controle do que assistir e quando assistir. Essa mudança, chamada de “efeito Netflix”, levou as marcas a adaptarem estratégias e investirem em publicidade contextualizada com o entretenimento.
Por outro lado, anos depois, fala-se da “experiência Netflix”, que ainda traz mudanças no consumo de entretenimento. A plataforma de streaming fomenta o engajamento do público com os filmes e séries originais, seja pelas redes sociais, ou por ativações de marca em todo o mundo. É um conteúdo que sai das telas e passa a fazer parte da vida do público, com produtos e eventos temáticos.
Para o lançamento da terceira temporada de Bridgerton, foram realizados três eventos especiais em Nova York. A “Bridgerton Promenade” foi uma experiência gratuita aberta ao público com comidas temáticas, brindes e performances dos dançarinos da Ton Troupe e de um quarteto de cordas. Contou ainda com a presença de atores da série, como Jonathan Bailey, que interpreta Anthony Bridgerton.
Além disso, a experiência Promenade ofereceu ingressos para outra experiência: a “World Premiere” ou estreia mundial da série, dando aos fãs uma oportunidade única. Mais de 20 membros do elenco regular, incluindo os protagonistas Coughlan e Newton, pisaram no tapete vermelho da estreia, juntamente com a produtora executiva Shonda Rhimes e a equipe.
Por fim, o “Fan Screening” reuniu mais de 4 mil fãs para assistirem a série juntos e se conhecerem. A plataforma de streaming não divulgou onde seria o evento, e, para se inscrever, os fãs precisavam estar no Promenade.
Baile da Rainha
Três eventos para lançar oito episódios de série não é nada para quem monta bailes de gala. Desde 2022, primeiro ano da série, a Netflix oferece o “The Queens Ball: a Bridgerton Experience”. A experiência já passou por Nova York, Minneapolis, Denver, Toronto, Atlanta, São Francisco, Montreal, Washignton, Chicago e Los Angeles. A próxima parada é Melbourne, primeira cidade fora da América do Norte — o que dá aos fãs brasileiros esperança de um dia vir ao Brasil.
O baile da rainha, ao qual o público deve comparecer à caráter, conta com cenografia e cardápio temáticos. Outra característica são as orquestras que tocam músicas pop atuais, presentes em toda a trilha sonora da série. Além disso, interpretações da série tomam conta da pista de dança, com shows teatrais.