A Netza, agência especializada em comunicação integrada, comemora os bons resultados em 2012, registrando um crescimento de 20% no faturamento em relação ao ano de 2011. Segundo a sócia-diretora da agência, Fabiana Schaeffer, “O reconhecimento e a fidelização dos clientes foi a maior conquista de 2012”.
Sob o comando de Fabiana e do sócio Fernando Ribeiro dos Santos, a Netza tem uma trajetória de 12 anos no mercado. Unindo ferramentas de marketing 360° ao atuar com ações de endomarketing, marketing direto, campanhas de incentivo, planejamento e execução de promoções e eventos corporativos, fazem parte de seu protfólio clientes como McLaren, Ultragaz, Mercedes-Benz, BMW, Instituto Ayrton Senna, Petrobras, Honda, Colgate-Palmolive, Vivo e ThyssenKrupp. Entre as conquistas de 2012, Syngenta e Samsung entraram para agregar o time de clientes da agência.
Para fechar o ano com chave de ouro, a Netza ainda desenvolve, aos 45 minutos do segundo tempo, eventos no último mês do ano. “Dezembro já é tradicionalmente um mês em que muitas ações promocionais e eventos são realizados. Em comparação com novembro, houve um crescimento no número de eventos de 50%”, diz Fabiana.
Terminando 2012 com grandes conquistas e já pensando nos projetos do próximo ano, a expectativa de crescimento é de 30 a 40%. “2013 já deve ser um ano de Copa do Mundo, e, por isso, o planejamento já é iniciado nesse período”, relata Fabiana.
Além dos resultados positivos dos trabalhos realizados para os clientes, a Netza comemora o Jacaré recebido da 13ª edição do Prêmio Caio, na categoria “Evento de Relacionamento”, com o case “Evento Comemorativo – 50 anos da ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo Paulista no Brasil”. Fabiana destaca que é a primeira vez que a agência é inscrita no prêmio e já é vencedora.
A Netza está localizada na Vila Olímpia, conta hoje com uma equipe de aproximadamente 50 funcionários e está posicionada como uma boutique de comunicação integrada, pois oferece trabalhos personalizados para seus clientes.
A agência conquistou prêmios importantes, como Ouro no Globes Awards, na categoria Campanha de Incentivo de Equipe de Vendas, e se consagrou no ano passado entre as cinco melhores agências para se trabalhar no País pela segunda vez consecutiva, de acordo com o Great Place to Work.
Entre os principais trabalhos realizados em 2012, a agência cita a organização e a produção do estande da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel em São Paulo; o lançamento do Galaxy Note em parceria com a Samsung e Vivo; produção e operacionalização do BMW Sustainability Lounge na Rio + 20; Coletiva de imprensa para a Belcorp; lançamento da Linha Sprinter 2012 da Mercedes-Benz; Convenção de Vendas Ultragaz; organização e produção do Hospitality Center para as Escuderias no GP Brasil – Fórmula 1; parceria com a Ayrton Senna Racing Day pelo segundo ano consecutivo; campanha Show de Banho – Palmolive e festa final de ano da SKY.
Estande da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel
A Netza foi a responsável pelo estande da Mercedes-Benz no 27º Salão do Automóvel, que aconteceu em outubro e novembro, em São Paulo.
Segundo Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza, existe uma padronização internacional da marca para exposição, e, para o Salão, a agência utilizou o mesmo molde. “Exploramos a disposição dos automóveis no estande assim como o uso dos materiais, seguindo a linha mundial da marca para os principais salões do automóvel de todo o mundo”.
Na produção do estande de 2.300 m² da montadora Mercedes-Benz no evento, a agência acompanhou o momento de renovação que a marca está passando. “A modernidade se traduz no design do espaço, e o conteúdo desenvolvido para o estande permeia o posicionamento da Mercedes-Benz no mundo hoje: mobilidade urbana, eficiência de motores, a comemoração dos 45 anos do SLS (série limitada com apenas cinco unidades) e os 60 anos da linha esportiva AMG”, diz Fabiana.
Samsung: Lançamento do Galaxy Note
Em abril de 2012, a Samsung, em parceira com a operadora Vivo realizou ações conjuntas de marketing promocional para apresentar aos usuários todos os benefícios oferecidos pelo Galaxy Note.
O lançamento da Samsung combinou a navegabilidade dos tablets com a portabilidade de um smartphone, além do reconhecimento de escrita na tela. Toda a campanha dessa parceria foi criada pela Netza.
O call to action era: com a compra do aparelho, o consumidor poderia produzir a capa para o seu Galaxy Note, utilizando o incrível recurso do aparelho com a S Pen. O usuário tinha a opção de criar, na hora, um design próprio, utilizando os recursos gráficos do aparelho, manipulando imagens e fotos.
Em alguns dias, ele recebia o item customizado em casa, pelos Correios, com a certeza de ter uma capa única, com a sua cara. Além disso, ativações de sustentação em cinemas e shoppings, faculdades e voos pelo Brasil, foram também criadas para levar esse público às lojas Vivo e conhecer o produto e a promoção.
BMW Sustainability Lounge na Rio+20
Entre os dias 25 e 28/06, a Netza esteve no Rio+20 junto à BMW. A agência foi responsável pelo planejamento, produção e operacionalização do BMW Group Sustainability Lounge no Parque dos Atletas (Rio de Janeiro), o primeiro lounge sustentável do Grupo no Brasil.
“Em seu interior, tivemos uma linha do tempo com a história da BMW na sustentabilidade, palestras, workshops, grupos de discussão, coquetéis e a exposição dos carros MiniE e o BMW 1602, ambos elétricos”, diz Fabiana Schaeffer, que também destacou o test-drive do MiniE na HSBC Arena na Barra da Tijuca.
“Os participantes puderam sentir as emoções de dirigir um Mini elétrico em um circuito dentro do Autódromo de Jacarepaguá acompanhados por monitores treinados”, explica Fabiana.
Belcorp – Coletiva de Imprensa
A Netza produziu em abril uma coletiva de experimentação para jornalistas com o objetivo de apresentar ao mercado brasileiro a peruana Belcorp – terceira maior empresa de cosméticos da América Latina, recém-chegada ao Brasil.
O conceito da coletiva de experimentação permitiu aos jornalistas viverem um dia com todo o conforto e comodidade: Um SPA foi montado para que eles conhecessem cada produto da linha das marcas da Belcorp.
O espaço foi dividido em ambientes de acordo com as três marcas: limpeza de pele foram feitos na sala L’Bel; amostras de perfumes e sorteios de itens foram feitos nas sala Ésika; e na Sala Cyzone, o estilo teen tomou conta do espaço.
“Os espaços tiveram o conceito de experimentação. Assim, os convidados, primeiramente, entraram no universo da marca e depois tiveram a oportunidade de experimentar os produtos”, diz Fabiana.
Com todo o suporte e comodidade necessários, a coletiva teve desde distribuição de amostras e brindes, até palestras sobre como já estão funcionando as vendas no Brasil.
Lançamento da Linha Sprinter 2012 da Mercedes-Benz
A Netza desenvolveu em junho um pacote de eventos para o lançamento da linha Sprinter 2012 da Mercedes-Benz com convenção de vendas, happy hour para convidados VIP e coletiva de imprensa.
Foram apresentados aos vendedores, frotistas e jornalistas, a renovação do produto – incluindo van, furgão e chassi – e o conceito de concessionárias “Van Center”, que oferece um atendimento diferenciado aos compradores dos veículos.
A agência foi responsável pelo planejamento do evento, desenvolvimento do conceito geral do lançamento, produção do cenário e entretenimento dos convidados.
Na primeira etapa, a agência produziu a convenção de vendas para os concessionários. Foi um dos primeiros momentos em que a Mercedes-Benz divulgou sua nova campanha: “Sprinter. Para quem tem estrela”.
Houve o reveal, seguido de jantar – a ocasião contou com um palco de 30×20 metros que abrigou os features dos modelos como diferenciais do facelift, que traduziam o tema do evento “Tecnologia de Ponta a Ponta”.
O jantar da segunda noite marcou outro grande momento: a Netza produziu o ambiente “Boteco Sprinter”. O clima de comemoração foi finalizado com os shows dos cantores Jair Rodrigues e Luciana Mello.
As outras duas etapas aconteceram no “Van Center”, primeira concessionária de venda exclusiva de vans, furgões e chassis Mercedes-Benz, na Avenida Bandeirantes, em São Paulo.70 convidados VIPs – os maiores frotistas da rede de relacionamento da marca – fizeram uma degustação de cervejas, seguida de happy hour no mezanino do local.
No dia seguinte, os produtos foram apresentados na coletiva de imprensa para cerca de 80 jornalistas do setor automotivo, seguida da experiência de direção da nova Sprinter, em um percurso de dez minutos nas ruas de Moema.
O evento contou com a presença do presidente da montadora, Jürgen Ziegler, e dos principais diretores da corporação.
Convenção de Vendas Ultragaz
A Convenção de Vendas Ultragaz, realizada em agosto, foi uma grande oportunidade para que os funcionários da empresa relembrassem 75 anos de história corporativa e se conectassem ao futuro.
Realizado no Grande Hotel Senac, em Campos do Jordão (SP), 180 convidados puderam desfrutar de três dias de palestras e treinamentos, jantares comemorativos, shows e vídeos. A Netza foi responsável pela organização, montagem e planejamento desse grande evento.
Como despedida, um coquetel foi oferecido aos participantes, para comemorar os 75 anos da empresa, e, logo após, foi aberto o deck da piscina para o jantar comemorativo. No último dia, o evento foi encerrado com a apresentação do novo botijão Ultraleve.
Hospitality Center para Escuderias no GP Brasil – Fórmula 1
A Netza apoiou as escuderias que participaram da 41ª edição do GP Brasil de Fórmula 1, que aconteceu em novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
McLaren, Williams, Red Bull, Toro Rosso, Mercedes, Lotus, HRT, FIA e Sauber tiveram os Hospitality Center – espaço onde cada escuderia recebe seus patrocinadores, imprensa, pilotos e outros convidados – criados e organizados pela Netza.
A agência de marketing promocional realiza esse trabalho desde 2000 e virou referência por conhecer bem as necessidades das equipes, entendendo seus costumes, gostos, as preferências e o grau de exigência no serviço prestado.
Montado em uma área bem próxima da pista, perto dos carros e dos engenheiros, o Hospitality Center tem o objetivo de dar todo o suporte e comodidade para as equipes. O trabalho da Netza vai desde a organização do espaço à alimentação das equipes e convidados.
A agência não mede esforços para atender aos pedidos das escuderias e, ao longo desses anos, tem muitos casos curiosos para contar e comemorar.
“Um ano, Ron Dennis, ex chefe da McLaren, nos pediu um cortador de charuto no final da corrida. Além de ser um artigo difícil para se achar em um domingo à tarde em Interlagos (SP), ninguém conseguia entrar e nem sair do autódromo. Mesmo assim, nossa equipe correu atrás e conseguiu atendê-lo. Ele nem imagina o quão difícil foi”, lembra Fabiana.
Parceria da Ayrton Senna Racing Day e Netza
Parceira da Ayrton Senna Racing Day, a Netza, repaginou a identidade visual da comunicação da nona edição da Ayrton Senna Racing Day 2012, maratona de revezamento, que aconteceu no dia 02/12, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Na campanha, focada também nas mídias sociais, a Netza utilizou a bandeira da Fórmula 1 e uma foto do Ayrton Senna, com o intuito das pessoas seguirem seu exemplo.
“Quisemos mostrar a todos que participaram que tiveram a oportunidade de viver um dia de campeão, correndo na pista do Autódromo de Interlagos, palco de grandes vitórias do Ayrton Senna”, diz Fabiana.
A identidade visual pôde ser vista nas peças de arena, no material de comunicação on-line e off-line, nas redes sociais, em anúncios, no kit do atleta e na divulgação de rua.
“A Netza acompanha nossa caminhada há um bom tempo. Sabe como aliar a força da imagem de Ayrton à causa da educação. Para a ASRD, especificamente, a agência foi além, comunicando na logo e no visual, a energia que Ayrton transmitia em suas corridas e que mobilizava milhões de fãs. Ficou fantástico!”, comenta Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.
Campanha Show de Banho – Palmolive
Pensando no conceito de que o banho é um dos momentos mais relaxantes das pessoas e que muitas delas cantam no chuveiro quando têm bons motivos, a Netza criou e a Energy operacionou a ação promocional “Show de Banho“, que apresentou a linha completa da Palmolive com shampoo, condicionador e sabonete.
Para dar a largada ao concurso, uma ação teaser foi criada e operacionalizada pela Netza com um vídeo divulgado na internet, convidando o público a participar.
Gravado em São Paulo, o vídeo mostra uma cantora dentro de um box de banho instalado no cruzamento das Avenidas Rebouças e Faria Lima. As pessoas que passavam no local eram convidadas a responder à pergunta: “O que te faz cantar no banho? Um sucesso!”
Festa Final de Ano da SKY
Para mais de três mil pessoas em uma grande festa no Via Funchal, a Netza criou um clima de Carnaval fora de época para o time de atendimento ao cliente da SKY. Com direito à avenida, abadá e trio elétrico, para que eles curtissem as conquistas do ano.
A Netza produziu uma ambientação colorida e festiva para compor o espaço e fazer com que os convidados entrassem no clima da festa. Para animar e envolver todos os convidados, a agência distribuiu fitinhas com os pilares da empresa, fez o concurso “Abalou atrás do trio” e a “Você em cima do trio”.
A diversão da festa ficou por conta do Grupo Monobloco, Banda Matrix e DJ Domenico Gatto.