A final da Copa do Mundo, realizada no último domingo, 18 de dezembro, movimentou o Twitter principalmente por conta da partida entre Argentina e França, com a vitória do time argentino. Para entender a repercussão de todo o torneio entre as conversas no Twitter, a Knewin, maior PRTech da América Latina, realizou um levantamento pelo Knewin Social que coletou mais de 2.710.886 tuítes entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.
Entre os assuntos de destaque, temas envolvendo os patrocinadores da Seleção Brasileira de Futebol ganharam protagonismo na conversa. Patrocinadora mais antiga e que veste os jogadores desde 1995, a Nike foi a marca mais mencionada. A camisa criada especialmente para essa edição foi o tema predominante nas conversas, com menções à estampa que remete às pintas de uma onça, animal que é símbolo do Brasil. Além disso, a campanha da marca com o tema “Futebol no Multiverso” também obteve amplo destaque.
Em terceiro lugar ficou o Zé Delivery, com menções à campanha “#BotaOZépraJogo”, protagonizada pelo jogador José Vítor Roque Júnior, mais conhecido como Vini Jr.
Em relação aos jogadores, ainda que a Seleção Brasileira não tenha chegado até a final, Neymar apareceu em primeiro lugar, com 48,8% das menções dedicadas a jogadores no Twitter durante o período analisado. Já o segundo lugar ficou para o Lionel Messi, da Argentina, com 38%, atleta que também bateu o recorde da foto mais curtida da história do Instagram no mundo. Já Kylian Mbappe, da França, ficou com apenas 13%.
Já entre as contas mais citadas na mídia social, estão as contas oficiais do Mundial e da Seleção Brasileira, e a plataforma de conteúdo @choquei.