Anúncio será em 31/1

Dado como certo, retorno de Neymar ao Santos pode impactar receita e gerar oportunidades de ativação

Neymar pode anunciar sua volta ao Santos nos próximos dias: saiba como o seu retorno afeta patrocínios, sócios e planejamento do clube

Neymar pode estar de volta ao Santos Futebol Clube. Segundo o presidente Marcelo Teixeira, o astro revelado pelo clube litorâneo já está de volta – o dirigente já fez um anúncio informal em seu perfil no Instagram – e, de acordo com a imprensa esportiva, “falta só assinar”. Em termos práticos, Neymar nem é mais jogador do time saudita Al-Hilal, onde passou a última temporada.

O impacto dessa negociação, no entanto, deve ser mais evidente nos esforços de marketing do clube do clube: a mera antecipação do retorno de Neymar ao Santos já gerou, segundo o presidente, um boom de novos sócios-torcedores (via UOL Esporte). E com um volume amplificado de público, vêm novas ativações de marca junto aos parceiros comerciais do clube.

Imagem mostra Neymar com a camiseta do Santos, em matéria para o Promoview
Imagem: Santos FC/Divulgação

Volta de Neymar ao Santos pode atrair patrocínios globais, dizem especialistas

O possível retorno de Neymar ao Santos em 2025 gerou análises sobre efeitos econômicos e estratégicos. Consultorias projetam que a parceria entre jogador e time deve ampliar contratos com marcas e valorizar direitos de transmissão.

Atualmente, Neymar conta com pelo menos 14 parcerias comerciais ativas. Não apenas um número bem expressivo, essas parcerias permeiam várias indústrias: entre idas e vindas da publicidade, o jogador de 32 anos já trabalhou (ou ainda trabalha) com nomes como Café Pilão, Nike, PokerStars, PUMA, Red Bull e TCL, para citar algumas.

Grande parte disso traz impacto direto na audiência orgânica do jogador: somente no Instagram, Neymar amealha mais de 227 milhões de seguidores.

Com base nisso, especialistas já afirmam que o potencial publicitário de Neymar no Santos pode trazer um efeito similar – se não maior – que a vinda de Ronaldo Fenômeno ao Corinthians, nas temporadas 2009, 2010 e 2011.

“Como”, no entanto, é que é o “xis” da questão: os mesmos especialistas que antecipam uma alta nas oportunidades publicitárias do Santos afirmam que nada disso será proveitoso se o clube – e o próprio Neymar – agirem de forma impensada. Segundo eles, tentar a sorte com ganhos imediatos pode ser pior do que uma espera de ações para médio e longo prazo.

Por um lado, isso entra em conflito direto com a natureza do contrato do jogador: segundo informações da imprensa esportiva, Neymar deve assinar com o Santos por um período inicial de seis meses, com objetivo de recuperar a forma física a tempo de jogar a Copa do Mundo de 2026. Essa duração, no entanto, pode não ser muito facilitadora para alguns contratos.

É importante ressaltar que o Promoview procurou a assessoria de imprensa do Santos, pedindo ao time comentários sobre a expectativa de exploração da imagem de Neymar junto ao clube. Até o fechamento desta matéria, no entanto, nós não recebemos retorno.

Se isso tudo vai funcionar, no entanto, só o tempo dirá. Para isso, a primeira coisa a acontecer é, bem, Neymar voltar ao Santos. De acordo com a programação do time, isso deve acontecer até a próxima sexta-feira, 31.