O pipoqueiro passa pela calçada com seu carrinho equipado com panela elétrica, mas não encontra uma tomada e, por isso, não tem como fazer pipoca.
Essa situação, normalmente, deixaria muita gente sem pipoca e com água na boca. Mas, se houver um Nissan LEAF por perto, não vai faltar pipoca para quem quer um pacote para comer enquanto volta para casa.
É isso que a Nissan mostrou em uma ativação no Electric Experience 2022, o maior evento de experimentação de veículos elétricos do Brasil, que foi realizado no Motor Park, em Tuiuti, na região de Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
Um-Nissan LEAF gerou energia para uma máquina de pipoca instalada em um carrinho, aquecendo a panela para fazer o milho estourar e enchendo muitos saquinhos para os visitantes.
O Nissan LEAF mostrou no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite “carregar” a energia de volta para a rede, através da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos, com a tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Desse modo, o veículo consegue armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.
Assim como foi usada para fornecer energia para o carrinho de pipoca, a capacidade bidirecional do Nissan LEAF permite que a carga de suas baterias seja utilizada para “abastecer” outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais.
Isso pode fazer com que a rede seja mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. Além disso, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já usa o sistema no Japão e na Europa.
Até 15 de novembro, as pessoas que estiverem no Electric Experience, além de verem o sistema bidirecional do LEAF funcionando e comer uma pipoca, terão a oportunidade de testar o recém-lançado modelo 2023 do carro elétrico da Nissan nas pistas do Motor Park.
Com dias dedicados exclusivamente a negócios, de 8 a 11 de novembro, e outros aberto para o público, de 12 a 15 de novembro, o evento permitiu conhecer em detalhes o Nissan LEAF.
Esta matéria foi tema de um dos episódios do Podcast Resumão Promoview, ouça o corte abaixo: