A Nissan deu mais um passo em direção à sua estreia na ABB FIA Fórmula E. A empresa apresentou o conceito visual para o seu carro durante o Salão do Automóvel de Genebra de 2018.
Na edição 2017 do Salão do Automóvel de Tóquio, a Nissan – líder mundial no segmento de veículos zero emissão produzidos em série – anunciou sua estreia na Fórmula E a partir da quinta temporada, que está programada para começar em dezembro de 2018.
Como parte do anúncio feito hoje, a Nissan revelou as cores do seu carro, que exibe uma nova e surpreendente aerodinâmica, além de um conjunto totalmente novo de trem de força e baterias.
"À primeira vista, o carro para a quinta temporada da Fórmula E pareceu uma ave supersônica elétrica alçando voo", comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design mundial na Nissan Motor Co., Ltd. "Naturalmente, esta reação inicial da equipe nos levou a um sentido de forma que rompe a resistência e a gravidade. As corridas de Fórmula E são praticamente silenciosas, com verdadeiras 'explosões' de velocidade, por isso nos voltamos ao efeito Doppler durante a criação do visual do carro. A pulsação do som do efeito Doppler e a potência liberada de um estrondo nos inspiraram", concluiu.
Com mais potência e autonomia, o novo conjunto elimina a necessidade da troca de carro no meio da corrida, o que acontecia nas quatro primeiras temporadas do campeonato.
"A Nissan tem orgulho de ser inovadora no segmento de veículos elétricos de produção em série, com o Nissan LEAF, que já percorreu mais de 4 bilhões de quilômetros zero emissão em todo o mundo. Agora, queremos trazer nossa expertise em veículos elétricos para o automobilismo esportivo", comentou José Muñoz, Diretor Executivo de Performance na Nissan Motor Co., Ltd.
"O novo carro de Fórmula E está sendo mostrado ao vivo para o público pela primeira vez nesta manhã, e estamos bastante empolgados por poder revelar o visual da Nissan para nossa temporada de estreia. A possibilidade da Nissan usar este campeonato como principal plataforma de desenvolvimento para tecnologias elétricas, competindo em grandes centros urbanos de todo o mundo, faz dele a vitrine perfeita para a Mobilidade Inteligente da Nissan".
A Mobilidade Inteligente da Nissan é a estratégia da empresa para redefinir a forma como os seus veículos são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.
Enquanto o visual do novo carro da Nissan para a disputa da Fórmula E foi revelado pela primeira vez hoje, equipes têm trabalhado há meses no desenvolvimento do novíssimo pacote tecnológico nesta fase de preparação da Nissan para sua estreia na categoria.
A Nissan está trabalhando com sua parceira Renault para aproveitar expertises e desenvolvimentos já disponíveis, mantendo o foco da parceria automotiva da Renault-Nissan-Mitsubishi na colaboração e maximização de sinergias para otimizar a competitividade. Detalhes como a estrutura da escuderia e os nomes dos pilotos serão anunciados posteriormente.
"A Nissan está apostando na categoria, trazendo sua expertise em tecnologia de propulsão elétrica das ruas para as pistas", comentou Michael Carcamo, diretor mundial de competições na Nissan. "O nível da competição está aumentando na Fórmula E e estamos ansiosos para enfrentar o desafio único de engenharia que temos pela frente. Vamos começar no campeonato com um nível de competição equilibrado, neste ano em que todos os fabricantes estarão competindo com uma nova configuração de carro, bateria e trem de força para a quinta temporada".
A quinta temporada do campeonato ABB FIA de Fórmula E deve visitar grandes cidades como Hong Kong, Berlim, Zurique, Roma e Nova York. O novo carro que vai estrear na quinta temporada deve competir nos três próximos anos de Fórmula E.
Maiores detalhes sobre os pilotos da Nissan, bem como aspectos técnicos e parceiros de marketing na estreia da marca na Fórmula E devem ser anunciados ao longo deste ano.
Total baseado nas estimativas do Centro de Dados Mundial da Nissan (GDC, Global Data Center). A distância total percorrida pelos veículos elétricos Nissan LEAF em todo o mundo é uma suposição, com base em dados coletados a partir de modelos Nissan LEAF cadastrados no sistema NissanConnect EV, que representam aproximadamente 50% do total de vendas em todo o mundo.