São Paulo se tornou, no dia 25/03, a primeira cidade do Brasil sediadora de um E-Prix de Fórmula E, campeonato mundial de carros 100% elétricos, e, como parte de seu compromisso com a mobilidade elétrica, a Nissan marcou presença com sua equipe nas pistas e também em diferentes ativações na corrida.
A única marca japonesa na categoria eletrificou com um Leaf uma pista de automobilismo de fenda, slot cars ou, como é mais conhecido no Brasil, autorama, que ficou na Fan Village, a área de entretenimento montada ao lado da pista.
A marca participa da Fórmula E desde a 5º temporada (2018/2019) e na atual, a 9ª da categoria, estreou seus carros de Geração 3 (Gen3), que tem um motor em cada eixo, somando 600kW de potência.
Com isso, o monoposto pôde superar os 320 km/h. Os carros da Nissan trazem em sua pintura referências da Sakura (cerejeira), marcando o seu DNA japonês. Eles foram pilotados pelo franco-argentino Sacha Fenestraz e pelo francês Norman Nato.
No caso, foram carrinhos especialmente feitos para competirem em uma pista de autorama no estande da Nissan, que ficava na Fan Village. Quem desejasse pilotar os pequenos modelos e disputar prêmios exclusivos, pôde se inscrever diretamente no estande.
A diversão foi garantida por uma tecnologia inovadora em que toda a energia foi gerada por um Nissan Leaf, ícone mundial da eletrificação e que já teve mais de 1.000 unidades comercializadas no Brasil.
O carro mostrou no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite devolver a energia para a rede, por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos, com a tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.]
Essa mesma tecnologia foi destaque nas ativações da Nissan durante o Electric Experience 2022 e em uma iluminação de Natal em uma fábrica na Inglaterra.
Da mesma maneira que está foi usada para fornecer energia para as ativações do evento, a capacidade bidirecional do Nissan Leaf permite que a carga de suas baterias seja utilizada para “abastecer” outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais.
Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já aplica o sistema no Japão e na Europa.
Nesta corrida pioneira no Brasil, a Nissan também cedeu veículos para serem usados pela organização durante os dias de montagem, treinos e corrida. Assim, a marca destacou que além de comercializar carro elétricos no Brasil, busca também contribuir para consolidar a cultura da mobilidade elétrica e a expandir o conhecimento tecnológico no país.
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