Principalmente durante a alta temporada de verão, quando existe maior movimentação de pessoas nas praias de todo o Brasil, aumenta o número de crianças que se perdem dos pais e responsáveis.
Às vésperas do feriado de carnaval, quando boa parte da população sai em direção ao litoral, o susto se torna ainda mais possível. Preocupada não só com a saúde da pele, mas também com a segurança das crianças, NIVEA SUN lança o vídeo “Palmas que Protegem”, iniciativa que promove, de forma lúdica e animada, a técnica que ajuda a encontrar crianças nessa situação.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, 673 crianças se perderam de seus pais em praias do estado de São Paulo em 2016. Para promover reencontros mais rápidos e de uma forma menos traumática com os pais e responsáveis, a iniciativa estimula pessoas que encontrarem uma criança perdida na praia a colocá-la nos ombros e os demais banhistas ajudarem por meio de palmas a chamar a atenção. Essa é uma técnica que vem sendo incentivada no Brasil desde 2006, pelo projeto Anjos do Verão, iniciada por Rui Silva, cujo slogan é “Bata palmas para esta ideia”.
“Queremos aproveitar os seguidores de nossas redes sociais para promover essa iniciativa. Dessa forma, mais pessoas poderão conhecer e colocá-la em prática, assim prestamos um serviço à sociedade.
Quanto mais pessoas tiverem acesso à essa informação, mais pessoas irão aderir a técnica”, explica Tatiana Ponce, diretora de marketing da BDF NIVEA Brasil e vice-presidente de Inovação do Grupo Beiersdorf para toda a região Américas. O vídeo produzido por NIVEA SUN foi feito em formato de desenho para chamar a atenção também das crianças e facilitar o entendimento delas sobre a técnica.
Nos últimos anos, NIVEA SUN realizou diversas ações educativas de marketing relacionadas aos cuidados com a pele infantil em relação ao sol. Foi assim que em 2015 a marca lançou a NIVEA Doll, boneca que fica vermelha no sol e educa, tanto os pais quanto as crianças de forma inovadora e didática a usar protetor solar, e também a pulseira do Anúncio Protetor, veiculado na revista Veja Rio em 2014, que ajudava os pais a monitorarem seus filhos na praia por meio de um aplicativo.
O movimento #AMarcaDaProteção lançado por NIVEA SUN é a base para todas as ações que consideram a proteção como ponto de partida, desde a conscientização da proteção solar para toda família até a prestação de serviço à sociedade.
O projeto Anjos do Verão teve início com Rui Silva, dono de uma escola no Guarujá, que passou um susto quando seu filho mais velho se perdeu na praia. Após o episódio, Rui passou a observar inúmeros casos como o dele e decidiu ajudar outros pais.
A ideia é praticada também em praias da Argentina e se espalhou pelo Brasil incentivada principalmente pelas campanhas em redes sociais.