Experiência de Marca

Nokia e Myspace podem desaparecer do mercado em 2012

O relatório Wall Street 24/7 aponta, anualmente, marcas que deverão se 'aposentar' do mercado nos próximos 18 meses.

O relatório Wall Street 24/7 aponta, anualmente, marcas que deverão se ‘aposentar’ do mercado nos próximos 18 meses.

Em alguns casos as previsões não acontecem, mas em grande parte deles as especulações são muito acertadas. Isso deve-se ao fato de serem realizadas por renomados investidores do mercado mundial.

Em 2010 o relatório previu que a marca T-Mobile, até então muito forte nos EUA e na Europa, seria vendida nos meses a seguir. Resultado? No último mês de março a AT&T comprou-a da Deutsche Telecom por 39 bilhões de euros em dinheiro e ações, tornando-se a maior empresa de telefonia da América. Então é bom ouvir o que os investidores têm a dizer. Entre as 10 marcas que devem se aposentar nos próximos meses estão, por exemplo, o MySpace e a Nokia. As razões são as seguintes:

MYSPACE – Facebook, Twitter, Google+… Haverá espaço para o MySpace? Provavelmente não. Ele já foi a maior rede social, mas hoje é mais um exemplo do que acontece com destinos online pouco inovadores que sofrem com a entrada de players melhores, mais rápidos, com grande crescimento, etc.

Em 20005 o MySpace, fundado em 1999, foi comprado pela News Corp por U$580 milhões, uma soma bastante alta para aquela época. A popularidade do site, entretanto, caiu, e ele foi vendido para a empresa de mídia Specific Media no último dia 29/06 por apenas U$35 milhões. A Specific Media afirma que devido ao fato do MySpace ter mudado o relacionamento das pessoas com os seus interesse na internet, há grandes possibilidades da marca seguir evoluindo.

NOKIA – Os rumores de retirada da Nokia do mercado são ouvidos desde um comunicado de imprensa distribuído no dia 11 de fevereiro deste ano. “Nokia e Microsoft anunciam planos para desenvolver uma ampla parceria estratégica que poderá usar a expertise e forças complementares de ambas as marcas para criar um ecossistema mobile global”. O press release informava também que a marca poderia adotar o Windows Phone como sua principal estratégia para smartphones.

Apesar de não estar em sua melhor forma, não é este o fim da companhia finlandesa. A Nokia vendeu 25% do total global de 428 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2011. O que é provável que aconteça é vermos a Nokia tornar-se parte de alguma outra empresa, como HTC, LG ou, claro, da própria Microsoft, para a felicidade dos fãs de uma das marcas de telefones celulares mais populares em todo o mundo.