A questão do envelhecimento no mundo está em ebulição, e, nos últimos anos, vários estudos sobre o tema têm sido divulgados. Em outubro de 2013, um relatório de uma agência ligada à ONU afirmou que, nos próximos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade vai superar a marca de um bilhão.
Já o IBGE aponta que no Brasil, o número de idosos vai mais do que triplicar até 2050, chegando em quase 50 milhões (25% da população). Teremos mais pessoas aptas para a aposentadoria, sem ter jovens para sustentar o sistema previdenciário. Como os países estão se preparando para isso? Qual será o novo papel do idoso na sociedade e na economia?
O movimento brasileiro Nova Cara da Terceira Idade convoca a sociedade a pensar nesse novo lugar do idoso e acaba de lançar seu manifesto, com depoimentos de anônimos e personalidades brasileiras, jovens e idosos, cujos pontos de vista convergem para o primeiro grande objetivo do movimento: repensar o pictograma do idoso no Brasil.
O símbolo do projeto ilustra um velho curvado, de bengala, exposto nos espaços públicos para indicar acesso preferencial. O vídeo tem roteiro de Ale Lima, direção de Thales Bahia e produção de Elaine Martins.
“Com um novo símbolo feito e escolhido com a colaboração dos 60 mil fãs do Facebook e de toda a sociedade, vamos dar um grande passo para começar a mudar a imagem da Terceira Idade e colaborar com a inclusão dos idosos da melhor forma”, diz o líder do Movimento, Max Petrucci.
Confira o vídeo do projeto Nova Cara da Terceira Idade: