Nós vivemos em uma era onde a cada dia surgem novas tecnologias para nos auxiliar nas tarefas do cotidiano. Novos smartphones inteligentes, computadores cada vez mais rápidos, carros que dirigem sozinhos e impressoras que reproduzem próteses em material sintético são apenas algumas das tecnologias as quais nós já estamos adaptados.
No mercado de live marketing não poderia ser diferente. O setor está cada vez mais investindo em tendências tecnológicas para criar experiências inovadoras e inesquecíveis para os clientes.
Além disso, os próprios consumidores já estão dando sinais de novos hábitos de consumo, o que faz com que as marcas e agências procurem se adaptar ao novo. Algumas agências já têm se mostrado eficazes em acompanhar o ritmo da tecnologia criando ferramentas para auxiliar promotores e equipes.
Foto: Reprodução/Google.
É o caso da Integer\Outpromo, agência especializada em promoção e shopper marketing, que desenvolveu um aplicativo próprio que é capaz de informar, em tempo real, sobre a presença da equipe de campo no PDV, assim como transmitir informações quantitativas e qualitativas das ações que estão acontecendo.
“Estamos dando um passo à frente. Antes, nossas demonstradoras precisavam se locomover até um telefone público para fazer seu check-in e check-out e transmitir suas informações do dia. Hoje, com o novo aplicativo chamado Outpromo +, em apenas alguns cliques, temos tudo isso em tempo real.”, informa a diretora-operacional Saleide Mendes, responsável pelo projeto.
A ferramenta, além de auxiliar a equipe no PDV, também possibilita a troca de informações diretas entre agência e promotores de forma muito mais rápida.
Quem também investiu em novas tecnologias nas ações de live marketing foi o Grupo Projeto, que, no ano passado, utilizou um óculos interativo em uma de suas ativações para o Pontofrio.
O acessório identificava o produto e em seguida apresentava ao cliente um vídeo sobre suas funcionalidades, diferenciais e informava preço e formas de pagamento disponíveis.
Foto: Divulgação.
Além disso, todas as informações recolhidas pelo aparelho eram enviadas ao tablet da promotora presente no local que podia monitorar o cliente e auxiliá-lo caso o mesmo tivesse dúvidas em relação a algum produto.
Outra tecnologia que tem ganhado espaço no live marketing são os conhecidos drones. Em 2014, o mercado teve uma enxurrada de ações utilizando os aparelhos nas mais diversas situações.
A Camisaria Colombo, por exemplo, resolveu inovar na divulgação de suas ofertas para a Black Friday. Como o público-alvo da marca são os executivos, que normalmente não têm tempo de sair do escritório para ir as compras, a loja resolveu levar suas ofertas até a Vila Olímpia, centro empresarial de São Paulo.
Foto: Divulgação.
Utilizando drones, a marca promoveu um desfile nas alturas para mostrar suas promoções para a data.
Claro que ela não foi a única a apostar na ideia. A Dove, aproveitando que a figura da cegonha é comumente utilizada parar contar quando um bebê chegou ao mundo, se apropriou do conceito para destacar a chegada de sua nova linha “Baby Dove” com uma ação de marketing promocional criada pela FBiz.
A ação de live marketing aconteceu às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e transformou drones em cegonhas para entregar produtos da nova linha para os pedestres que estavam com crianças no local.
Outras diversas marcas aproveitaram o embalo para investir na novidade, e até mesmo a Escola de Samba Portela utilizou o aparelho em seu desfile no Carnaval 2015.
Não é novidade que cada vez mais as ações estão utilizando os recursos tecnológicos em suas ativações, mas quais as tendências que mais se adequam ao live marketing? O Promoview fez um ranking com as cincos novidades tecnológicas que prometem ser destaques em 2015, confira abaixo:
1 – Internet das Coisas: Se você ainda não sabe o que é esse termo está na hora de se atualizar. A grande tendência não só para o setor promocional, mas também para o mercado em geral é a geração aparelhos eletrônicos, automóveis, acessórios ou qualquer outro tipo de dispositivo capaz de se comunicar via TCP/IP, ou seja, usando a internet.
Essa tendência promete revolucionar o modo como pensamos integração e atingir o mundo todo. Segundo Dane Avanzi, vice-presidente da Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil, em seu artigo A Revolução da Internet das Coisas, essa novidade oferecerá um novo parâmetro competitivo entre as indústrias.
Foto: TongRo Images/Corbis.
“Com a possibilidade de integrar o protocolo TCP/IP, há dispositivos dos mais comuns aos mais sofisticados, desde uma cafeteira a um automóvel, a internet das coisas pode criar diferenciais competitivos para todos os tipos de indústrias.”, ressalta Avanzi.
No entanto, um ponto preocupante dessa tendência é a rede de internet brasileira. Com o crescimento de aparelhos que se comunicam via TCP/IP talvez haja uma sobrecarga na rede. Por esse motivo, muitas empresas já estão empenhadas não só na produção dessa nova geração de produtos integrados como também na ampliação da rede.
2 – Gadgets: Segundo um levantamento realizado pela Accenture, os brasileiros gastaram com o consumo de gadgets em média US$ 1.080 (R$ 2.130,00) no ano de 2012.
Os gastos superaram grandes potências, como Japão (4º colocado), Alemanha (7ª posição) e até os EUA (país que figurou apenas como 10º maior consumidor desse tipo de equipamento).
Foto: Reprodução.
Isso revela que está na hora de marcas e agências começarem a investir mais em ações de marketing digital direcionadas para esse tipo de acessório, além de pensar em novas maneiras de integrar as tradicionais ações de live marketing com os dispositivos.
Com a chegada de novos smartphones, tablets, smartwatchs entre outros produtos mobile, a tendência é que haja um adaptação de conteúdo para a nova geração de gadgets, logo é necessário que as grandes marcas pensem em como vão adaptar suas ações promocionais para o público consumidor desse tipo de tecnologia.
3 – Estandes e PDVs interativos: Essa tendência já começou a ganhar destaque em 2014 em diversas feiras de negócios. No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, por exemplo, a Nissan contou com um espaço cheio de totens interativos, tablets para check-in, simuladores e muito mais.
A Renault também investiu na interatividade e realizou uma ação integrada as redes sociais. Na ação promocional, fãs da marca enviaram, via Facebook, fotos de suas tatuagens junto com uma pequena história. As melhores foram “tatuadas ao vivo” no novo Sandero Stepway pelo artista Fabio Satori.
Foto: Divulgação.
Esse tipo de abordagem tem feito sucesso pela experiência que o consumidor acaba levando para casa. Mais do que simplesmente ver ou participar de uma ativação, o participante vive aquela experiência e pode compartilhá-la com o mundo por meio das redes sociais.
4 – Drones: Como já foi citado acima, os aparelhos fizeram sucesso ano passado e prometem repetir a dose em 2015. Os drones conquistaram o mercado pela potencialidade de uso que eles podem ter.
Se antes eles serviam apenas para fazer imagens áreas, atualmente eles podem carregar objetos, fazer entregas de produtos, tirar selfies e muito mais. Além disso, por conta de sua popularização, o aparelho tem ganhado versões cada vez mais acessíveis financeiramente, não exigindo assim um custo tão elevado.
Foto: Reprodução.
O ponto que pode prejudicar o uso dessa tecnologia é a legislação, ou melhor a falta dela no Brasil. Sob a tutela da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, as novas regras para utilizar o aparelho ainda não saíram das discussões para a audiência pública, ou mesmo, para o papel.
No Brasil, uma “instrução” da Anac proíbe a utilização do equipamento em áreas urbanas e avalia um a um os pedidos para uso comercial. O uso dos drones depende de um trâmite extremamente burocrático.
5 – Aplicativos Mobile: De todas as tendências já citadas esta talvez seja a de menor custo e promissora. Os apps têm ganhado força total entre os usuários de smartphone e também entre as marcas.
Com essa ferramenta é possível fazer todo o tipo de ação de marketing digital, e até mesmo integrar algumas às ativações de live marketing.
Além de oferecer uma facilidade de acesso ao consumidor, o uso de aplicativos pode sair bem mais barato para as agências do que uma ação convencional. Isso porque já existem sites que disponibilizam a criação gratuita de apps com funções básicas, como por exemplo, compartilhamento nas redes sociais, galeria de fotos, atualizações em tempo real, redirecionamento para hotsite, entre outros.
Por Camile Kogus.