Experiência de Marca

Novo marketing promocional - Reinvenção do mkt promo

Eu sempre aprendi que devemos estar preparados para mudanças constantes do mercado e sempre mirar para atingir um alvo móvel que é o nosso cliente, consumidor, shopper... Agora, isso depende de uma mudança nossa: mudar 180º a chave virtual da nossa cabeça. E não é uma tarefa fácil.

Elza Tsumori*

Eu sempre aprendi que devemos estar preparados para mudanças constantes do mercado e sempre mirar para atingir um alvo móvel que é o nosso cliente, consumidor, shopper… Agora, isso depende de uma mudança nossa: mudar 180º a chave virtual da nossa cabeça. E não é uma tarefa fácil.

Estamos grudados numa cultura cheia de facilidades tecnológicas e nossa natureza é buscar sempre se “aninhar em zonas de conforto” e lá permanecer como se quisesse retornar sempre ao aconchegante colo materno que tivemos na infância. Muitas vezes a gente não quer acreditar que certas mudanças vão nos atingir, seja para melhor ou pior. Dramática e romântica? Sim, mas é isso que acontece com muita frequência.

Agora, vamos transportar este pensamento para o mercado de Comunicação. Veremos que a área de marketing promocional está numa das melhores fases em termo de oportunidade e necessidade do mercado. Mas devemos reconhecer que as partes mais importantes (cliente e agências) não estão ainda ajustados ao novo tempo numa relação que costumamos chamar de “ganha-ganha”. Então, temos muito desnivelamento, desconhecimento e desconfiança no mercado e isso acaba fazendo uma espécie de downsizing de reconhecimento numa atividade que tem tudo para ser o coach da comunicação integrada.

Assim, neste momento de transição da Ampro – Associação de Marketing Promocional – para o próximo biênio, seguimos com a recomendação de fazer alguma diferente nos próximos anos deste negócio,  que é tão extenso como é a própria comunicação. Chamamos de Reinvenção do Marketing Promocional e direcionamos nosso olhar para um horizonte mais distante, além de um olhar mais detalhista no aqui e agora.

Traduzido para o mercado, isso significa estudar mais, pesquisar mais, prestar mais atenção no sentido e direção que nossa atividade deve tomar nos próximos anos. Naturalmente teremos que cortar a nossa própria carne, se necessário, mas buscar muito mais um reconhecimento e lutar para conseguir uma legitimidade que tantos esperam e anseiam.

Isso abrange ações que passam pela linha da educação, conhecimento e treinamento de um lado; legislação, tributação, administração e empreendedorismo do outro. Também visibilidade de talento e profissionalismo; busca da excelência e certificação como um plus; aumentar a frequência de divulgação e conscientização de todo o nosso trade da necessidade de uma melhor relação com as partes que compõem o setor com ética, responsabilidade e sustentabilidade, na forma mais ampla das terminologias.

É uma tarefa muito difícil, mas possível se tivermos os players e interessados do mercado ao nosso lado.

Para finalizar deixo aqui um pensamento que escolhemos como “uma frase a seguir “. Uma frase de Buckminster Füller (1895-1983) que foi um visionário, designer, arquiteto, poeta, autor e inventor da cúpula geodésica: O melhor caminho para prever o futuro é desenhá-lo”.

Elza Tsumori é diretora da Cia Ativadora e Presidente da Ampro.

* Elza Tsumori é Presidente da Ampro e sócia diretora da Companhia Ativadora de Negócios.