Experiência de Marca

Novos projetos da Globo reúnem manifestações artísticas

Aos interessados em manifestações artísticas, o Sarau de Ideias será um espaço para encontrar diversas intervenções culturais. A cada edição, a Globo convidará dois grupos de áreas distintas do Rio e Grande Rio.

De frente para a Praia de Copacabana, um dos cenários mais bonitos do Rio de Janeiro, o Quiosque da Globo recebe ao longo do ano diversas atividades gratuitas para o público.

Em novembro, para reforçar a programação do espaço, a Globo realiza o Sarau de Ideias, que teve início no dia 06/11, e o Mar de Culturas – a partir do dia 13/11. Os eventos culturais vão se alternar às quintas-feiras.

Aos interessados em manifestações artísticas, o Sarau de Ideias será um espaço para encontrar diversas intervenções culturais. A cada edição, a Globo convidará dois grupos de áreas distintas do Rio e Grande Rio.

Foto: Nimbus Mob.
Riko Viana no Sarau do Escritório.
Riko Viana no Sarau do Escritório.

De São Gonçalo, o Movimento Tavernista, que esteve na edição de estreia, promove há 11 anos a popularização da poesia em eventos como o Coletivo da Poesia, que acontece nos ônibus; o Pátio da Poesia, em escolas públicas; e o Viva Poesia Viva, na Biblioteca Pública de Niterói.

“Todas as pessoas precisam de arte, independentemente de classe social ou localização geográfica. A arte não precisa ser popularesca para ser popular, não precisa ser diluída para que as pessoas a entendam. Poesia se entende com a alma, não precisa de diploma.”, afirmam Romulo Narducci e Rodrigo Santos, poetas e criadores do Movimento Tavernista.

O Sarau do Escritório, espaço de experimentação artística que abre caminho para novos talentos, também participa do encontro e apresenta ao público diversas atividades – que incluem intervenções, performances, poesia, música, cinema, circo, teatro e lançamentos de livros. Ainda com a proposta de fomentar a cultura no Quiosque, a Globo lança a ação Livre-se: Livro Fora da Estante, de troca e doação de obras literárias.

Já no dia 13 de novembro, a emissora apresenta o Mar de Culturas, projeto que levanta debates ligados ao cotidiano do Rio e do Grande Rio pela participação de representantes que atuem de forma diferenciada entre si dentro da temática proposta.

No primeiro encontro, Jessé Andarilho – escritor, morador da favela de Antares (Santa Cruz) – e Numa Ciro – atriz, cantora, compositora, psicanalista e doutoranda em Ciência da Literatura pela UFRJ – discutem o tema “Psicografando Territórios”.

 

banner holding clube