Experiência de Marca

O ano foi 'gelado' para o live marketing?

Mesmo tendo sido um péssimo ano para o mercado promo, 2014 passa a ser mostrado a partir de hoje aqui no Promoview, que mantém a tradição e mostra uma série de<em> posts</em> especiais com as ações das principais agências de live marketing do País para análise e reflexão dos nossos leitores.

O ano de 2014 foi esperado com muita expectativa por marcas e agências de live marketing em função de ser o ano do “grande evento esportivo” no Brasil.

Mas o faturamento na Copa do Mundo foi para poucos e o ano da Copa no Brasil acabou marcado por uma retração nas atividades promocionais. O Índice Promoview
– que foi finalizado na última semana e será apresentado no Anuário de Live Marketing 2015 – apresenta, pela primeira vez na história, uma queda no faturamento do setor.

As ativações não deixaram de acontecer. Foram desenvolvidas em todo o Brasil, de Norte a Sul, mas, o que sentimos falta nesse ano foi de inovação, salvo raras exceções, o que não é normal para esse mercado que vinha crescendo a cada ano.

Yva Momatiuk & John Eastoot/Getty.
O ano foi 'gelado' para o live marketing. Apenas alguns poucos se deram bem.
O ano foi ‘gelado’ para o live marketing. Apenas alguns poucos se deram bem.

Isso é o que a partir de hoje começamos a apresentar no especial Melhores Agências 2014, um autêntico balanço com as atividades das principais agências de live marketing do Brasil, uma tradição aqui do Promoview.

2014: Um Ano Para Ser Esquecido

Essa, pelo menos, é a opinião da maior parte dos executivos e diretores das agências promo. Analisando os diversos períodos do ano entendemos porque.

A temporada de verão e o Carnaval, que sempre foram cenários para ativação de marca não animaram. As ações de live marketing realizadas no litoral brasileiro tiveram forte redução, principalmente no quesito novidades. Com o Carnaval também não foi diferente

Enquanto em 2013 tivemos ações de marketing promocional diferenciadas como o Toalhão da Karsten, que marcou presença em várias praias do litoral brasileiro, e, que no final realizou uma ação de marketing sustentável; o Boticário promoveu experiências em Salvador; e a Coca-Cola que propiciou aos veranistas do litoral paranaense um voo em seu exclusivo helicóptero. 2014 não teve nada disso.

Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 14, esteve, como sempre, ativa no verão brasileiro. Mas, por ter que seguir as determinações da Fifa no que diz respeito a ações promocionais, não pôde atrelar o evento às suas ativações.

A marca esteve em Salvador e no litoral paranaense. Na Capital baiana, foi um espaço temático onde realizou atividades esportivas e distribuiu brindes. Já no Paraná, esteve na Praia de Guaratuba, na Arena Mundo RIC, e, a novidade desse ano, foi uma garrafa de gelo, que ‘não foi novidade’, como apresentada, afinal, o produto já tinha sido mostrado na Bolívia.

No Rio de Janeiro, a Itaipava reeditou a sua “Casa de Praia”, sob o comando da agência A VERA!. A TIM também esteve marcando presença nos finais de semana na Praia de Copacabana (Veja aqui).

Foto: Vera Mattos.

No Sul, outra constatação nada agradável para quem vive no mercado promo, foi a crise que se fez notar aos que entraram no dia 17/01, no Planeta Atlântida, em Florianópolis.
Menor e com menos patrocinadores em relação aos anos anteriores, o festival de música do Grupo RBS foi reduzido para três patrocinadores e deixou sem faturamento várias agências promo que atuavam no evento.

A RPCTV, que sempre marcou presença no litoral paranaense, nesse ano também não apareceu. Fez sua aposta de ativação apenas em shows musicais em uma casa de eventos na Praia de Guaratuba. Bom para a concorrente Record, que manteve a sua Arena RIC, porém, sem grandes novidades.

Foto: André Rego.

Enfim, terminamos a temporada questionando sobre o que aconteceu com o live marketing no verão 2014? Aonde estão as novidades que vemos todos os anos? Por que as marcas se retraíram?  “É por causa da Copa, respondiam alguns”. Com os dias se passando persistia a grande ausência de ações de impacto, que infelizmente não se deram apenas no verão.

Quando a Fifa tomou conta do País, dizendo o que podia e o que não podia, finalmente apareceram as ações atreladas ao Mundial. Fracas, tradicionais e pouco criativas.

A entidade máxima das falcatruas no futebol conseguiu intimidar as ações de guerrilha e nada foi feito. Afinal, o peso jurídico para quem tentasse burlar era pesado. Sem nenhuma empresa desrespeitando o direito dos donos do futebol, o destaque acabou ficando para quadrilha dos ingressos, instalada dentro da Match, empresa responsável pela maior parte dos negócios de hospitalidade e representada no Brasil pelo Grupo Águia.

Afora isso, o que se viu foram as tradicionais concentrações de convidados em hotéis e restaurantes e espaços com prosaicas ações de distribuição de brindes nas portas dos estádios e fan fest.

Fifa Fan Fest em Belo Horizonte.

Após a Copa, a ordem era esperar pela eleição mas, apesar de tudo, o mês de setembro apresentou uma grande movimentação e muitos projetos saíram da gaveta.

Isso foi o que registramos. Para nossa tristeza, grande parte das ações realizadas no Brasil não são levadas ao conhecimento de você nosso caro leitor. As empresas restringem a divulgação devido ao caráter estratégico destas operações.

De toda forma, podemos afirmar que divulgadas ou não, o volume das ações não atendeu a expectativa do caixa da maioria, apenas ajudou a diminuir o número vermelho da maior parte dos balanços.

Para ajudar, a Globo colocou no centro da sua trama das nove um cerimonialista que comanda grandes eventos corporativos fortalecendo o conceito do “euscritório” num desserviço para as especializadas apenas em eventos.

Apesar de tudo, novas agências foram criadas e grupos americanos aterrissaram por aqui. Jack Morton e Omnicom passam a disputar mercado em um momento difícil para a maioria, que deverá ter em breve novas fusões e aquisições.

Para mostrar que o live marketing continua com muita força, apesar das dificuldades vividas por muitos, o Prêmio FIP fechou o ano coroando o trabalho de várias agências especializadas brasileiras que mostraram a sua força em 2014. Veja aqui.

E, que venha um 2015 bem quente, sem a Fifa nos dizendo o que pode e o que não pode ser feito. Continue lendo o Promoview diariamente, pois só aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no mercado de live marketing.