O evento é realizado anualmente nos Estados Unidos e reúne cerca de 1.500 profissionais, de marcas, agências e fornecedores, em mais de 80 sessões de conteúdo, como palestras e oficinas.
Nos três anos em que estive por lá, ouvi relatos de profissionais e marcas importantes, como Samsung, American Express, Oracle, Uber, Google, entre outras.
Pessoas e empresas que, assim como nós, têm se dedicado a criar experiências envolventes para ampliar a conexão com seus públicos.
Esse conteúdo também mostra algumas tendências, tanto no Exterior, quanto por aqui.
Destaco duas delas, justamente porque colocam o público como ponto central das experiências: protagonismo e fazer o bem.
Ações que permitem e incentivam a participação do público vêm ganhando cada vez mais destaque.
As pessoas querem sair do papel de meros espectadores e sentir que fazem parte da narrativa, do espetáculo. Isso é protagonismo!
A experiência só funciona com a participação efetiva do público, que permanece mais tempo na ação, e, consequentemente, na companhia da marca que está proporcionando a experiência.
Nos Estados Unidos, várias marcas têm criado oportunidades para que o público assuma o papel principal de seus projetos e eventos, tanto criando conteúdos, quanto fazendo com que a experiência seja personalizada e única.
Aqui no Brasil, dentro das ações de brand experience que a Globo realiza, o ‘Sabor Paulista’ traz um olhar especial sobre essa tendência.
A iniciativa não quer simplesmente que seu público assista aos chefs cozinhando e ensinando suas receitas.
Ela faz com que as pessoas literalmente coloquem a mão na massa, colaborando com o preparo dos pratos, e, automaticamente, com o desenvolvimento da ação.
Iniciativas que se preocupam com causas sociais relevantes também estão em alta: de doação de sangue a adoção de animais, de distribuição de alimentos a plantio de árvores, marcas que apoiam atividades que fazem o bem, seja para o próximo, seja para o planeta, têm sido mais valorizadas pelo público.
E o live marketing, que consegue reunir essas duas tendências, têm possibilitado uma ligação ainda mais forte e genuína entre as marcas e seus consumidores.
Quando as pessoas percebem que são protagonistas de uma causa relevante, quando elas sentem que estão colaborando para o bem, dão um valor enorme para aquela experiência.
Há cinco anos o ‘Verdejando’ tem cumprido justamente esse papel: convida as pessoas para que sejam agentes da mudança. Porque o projeto não quer plantar árvores. Ele quer que as pessoas, nos mutirões de plantio, sintam que estão ajudando na preservação do verde e principalmente na ampliação da consciência ambiental.
Além das reportagens exibidas telejornais locais da Globo, que provocam a reflexão, as ações presenciais são a oportunidade para que as pessoas efetivamente coloquem a mão na terra.