Beleza e Cultura

O Boticário e Prefeitura do Recife renovam estética da r.u.a. dos amores

Espaço urbano foi revitalizado pela agência Dot. Promo e conta com intervenções artísticas e programação cultural na reinauguração

Mural artístico da r.u.a dos amores, em Recife, possui pinturas de mulheres abraçadas, gatos, pássaros, capivara e plantas. As cores roxo e amarelo são predominantes.
Foto: Paula Sabino/ Produtora da Dot. Promo

Inaugurada em 2022, a r.u.a. dos amores, já consolidada como point das fotos no centro do Recife Antigo, está de cara nova desde sábado (26). O espaço urbano, fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife e O Boticário, será repaginado pela Dot. Promo que assinará e produzirá o projeto. Com o fim de proporcionar uma experiência visual única aos visitantes, a nova identidade reforça a conexão entre beleza e cultura no coração da cidade.

Para elaborar uma r.u.a. dos amores que refletisse as verdadeiras paixões pernambucanas, a agência de live marketing Dot. Promo buscou referências nos laços afetivos que transbordam a cultura local e abraçam o cotidiano. Dentro desse contexto, foram resgatados elementos ligados às tradições do frevo, do maracatu, do forró e outros diversos ritmos que inspiraram a criação de espaços que celebram a dança e a música.

Mural artístico na r.u.a das flores traz retratos de pessoas da cidade, com fundos coloridos em azul, amarelo, rosa e outras cores vibrantes
Foto: Paula Sabino/ Produtora da Dot. Promo

Além disso, as características arquitetônicas da cidade, como as pontes, os gradis que adornam as fachadas históricas e os cobogós, estruturas para ventilação, foram cuidadosamente considerados.

Esses componentes se incorporam de maneira criativa na nova proposta, criando um ambiente que não apenas encanta os olhos, mas também busca criar uma conexão afetiva com os visitantes. Para isso, toda a ornamentação do local reflete a diversidade e a riqueza da cultura pernambucana. As cores vibrantes e padrões na decoração, por exemplo, percorrem toda a extensão da r.u.a. dos amores. O espaço ficará disponível para a visitação pública durante um ano.

Simone Malta, diretora-executiva da Dot. Promo, compartilhou que “o maior desafio foi equilibrar a autenticidade das referências culturais locais com um design contemporâneo e acessível. Queríamos que os elementos históricos e culturais ficassem em evidência, mas, ao mesmo tempo que o espaço trouxesse inovação e surpreendesse tanto os recifenses quanto os turistas que visitam o local”.

Mural na r.u.a dos amores, em Recife, mostra uma mesa de café posta com bolo de rolo, xícara de café, bolo coberto por castanha de caju, ovos fritos, mamão aberto entre outros alimentos. O artista Rômulo Jackson assina a obra.
Foto: Paula Sabino/ Produtora da Dot. Promo

Desta forma, a proposta é criar uma experiência a céu aberto que une impacto visual e leveza, transformando o espaço em um novo cartão postal da cidade. Os oito murais foram renovados sob a curadoria do artista pernambucano Manoel Quitério, com a participação de um coletivo e sete artistas locais. As obras, inspiradas em Pernambuco, abordam temas como a comida, o Rio São Francisco, a diversidade e a cultura popular. Por fim, placas informativas e bancos também foram revitalizados, mantendo a harmonia estética do local.

“Essa revitalização da r.u.a. dos amores vai além de uma intervenção estética. Ela representa um resgate do orgulho cultural e do pertencimento. Ao dar uma nova vida ao espaço, estamos revivendo esse ponto de encontro que une história, arte e o dia- a- dia da comunidade, contribuindo para que o Recife continue sendo um celeiro de cultura e inspiração”, reforça Simone.

Com mais de 200 pessoas, a inauguração contou com a Feira de Empreendedores da Prefeitura e, para animar o evento, o Maracatu Nação Baque Forte e o DJ 440. Os artistas trouxeram uma trilha sonora vibrante que combina ritmos tradicionais e contemporâneos.