Experiência de Marca

O Boticário transforma plástico em espaços para fomentar a educação

A iniciativa consolida o posicionamento da empresa como marca sustentável em um movimento de conscientização e mobilização.

O Boticário, marca que há 43 anos entrega amor e beleza para os brasileiros, sela um compromisso real e tangível com a responsabilidade socioambiental no Brasil. 

A partir de 2021, a marca desenvolverá espaços pedagógicos para fomentar a educação em 15 escolas públicas no país. 

O melhor do marketing social está aqui.       

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A iniciativa, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, consolida o posicionamento da empresa como marca sustentável em um movimento de conscientização e mobilização. 

Ao convidar as pessoas a participarem ativamente no descarte adequado de embalagens, é possível contribuir para a cocriação de um futuro pautado pela educação, cultura e conhecimento.

A jornada de sustentabilidade do O Boticário é um caminho que vem sendo trilhado há décadas, por meio de ações de marketing social que geram impacto positivo em toda a cadeia e sociedade, reforçando também a tomada de consciência sobre a importância da reciclagem. 

Por-meio de uma pesquisa em andamento via Instituto Grupo Boticário – que incentiva e promove o desenvolvimento social no Brasil por meio de projetos sociais e culturais – será possível identificar junto às instituições de ensino quais são as carências de equipamentos.

Com o diagnóstico, a marca conseguirá direcionar estes espaços conforme a indicação necessária, como biblioteca, laboratório, sala de música/artes.

Os espaços pedagógicos de 30m², compostos por aproximadamente 2.2 toneladas de plástico reciclado, também recebem mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis e serão entregues as escolas já prontos para uso. 

O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas lojas sustentáveis – no final de 2020, a marca inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, em uma parceria com a Urbia Gestão de Parques (concessionária que administra o local). 

Feita a partir de resíduos plásticos, o espaço é composto por até três toneladas de plástico reciclado – o equivalente a, aproximadamente, mais de 60 mil garrafas PET. 

Devido ao sucesso, a pop up teve sua data de funcionamento prorrogada até 25 de janeiro. Além da unidade, mais oito lojas sustentáveis foram abertas até o final do último ano e o plano de abertura prevê aproximadamente 20 lojas no mesmo formato para 2021.

O projeto exigiu desenvolvimento de tecnologias para reciclagem de resíduos plásticos gerados pela indústria para a geração de matéria-prima segura e adequada às aplicações construtivas, seguindo todo o protocolo de segurança.

A marca também mantém, desde 2006, o Boti Recicla, maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta no segmento de beleza. 

Com o anúncio da entrega de espaços pedagógicos feitos de resíduos plásticos a partir de 2021, O Boticário reforça a mensagem “Boti Recicla – você retorna, Boti Recicla e transforma”,  em uma jornada de contribuição e conscientização, em que o impacto positivo reverbera em toda a cadeia.

 

Foto: Divulgação.