Experiência de Marca

O Carnaval que poucos veem

Não importa onde você esteja, seja nos blocos de rua das grandes Capitais ou de uma cidade pequena, o importante é se divertir e respeitar a tradição carnavalesca.

Não importa onde você esteja, seja nos blocos de rua das grandes Capitais ou de uma cidade pequena, o importante é se divertir e respeitar a tradição carnavalesca. No que diz respeito às marcas, estas não podem ter medo de investir em ações de live marketing, e, para que o sucesso venha, contar com a experiência das agências especializadas para criar e operacionalizar as ativações é a melhor pedida.

No Brasil, a data é a mais esperada pelas pessoas pois representa alegria e diversão, e, claro, fomenta a economia. O Carnaval é amado por todos, porém, esse amor tem facetas diferentes, ou seja, há os que gostam pelo evento em si, outros porque podem descansar, afinal, são praticamente quatro dias de feriado, e, aqueles que lucram trabalhando duro, seja promovendo eventos, vendendo algum produto, ou criando ações de live marketing para ativação de marca.

Em 2017, a crise econômica no País colocou alguns eventos tradicionais em risco. Um exemplo foi o Carnaval de Rua de São Paulo que quase não foi realizado. No entanto, na reta final, a AmBev, fabricante de cervejas, decidiu investir R$ 15 milhões na Folia do Momo em troca da exposição do seu rótulo Skol.

Turismo

As atividades turísticas ligadas ao Carnaval movimentaram em 2017 aproximadamente R$ 5,8 bilhões, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento mostrou que serviços de alimentação em bares e restaurantes responderam por 57,3% da receita, o equivalente a R$ 3,31 bilhões.

O transporte rodoviário movimentou cerca de R$ 977,9 milhões e os serviços de alojamento em hotéis e pousadas, R$ 652,5 milhões. Com o setor de bares e restaurantes, os serviços responderam por mais de 85% de toda a receita gerada no período carnavalesco, considerado o maior feriado do calendário nacional.

O Rio de Janeiro foi o Estado que teve a maior movimentação de recursos, com quase R$ 2,4 bilhões, seguido de São Paulo, com R$ 1,5 bilhão, e, juntos, concentraram 68,2% da receita do setor no período. Destaque também em 2017 para as movimentações em Minas Gerais (R$ 332,7 milhões) e em três Estados da Região Nordeste: Bahia (R$ 308,7 milhões), Ceará (R$ 140,3 milhões) e Pernambuco (R$ 131,4 milhões).

As atividades turísticas que fizeram parte do faturamento do turismo no Carnaval de 2017 foram alojamento, alimentação, turismo, esporte e lazer, agências de viagens, transporte rodoviário, transporte aéreo, transporte e locação de veículos.

Ações de Live Marketing

Os eventos de Carnaval acontecem em praticamente todas as cidades de Norte a Sul do País, no entanto, os mais tradicionais são, sem dúvida nenhuma, os do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo, e, são nessas cidades que acontecem as principais ações de live marketing, afinal, o cenário é perfeito para ativação de marca.

Em Salvador (BA), os trios elétricos continuam ditando o ritmo, porém, e para quem quer curtir a folia com mais comodidade, os camarotes são uma boa opção. Nesses espaços as marcas oferecem diversas atrações e as agências de live marketing mostram toda a sua criatividade para agradar a todos.

No Promoview você acompanha diariamente as principais ativações de marca no Carnaval 2018 e pode escolher a que mais lhe agrada para curtir a Folia de Momo.

O Carnaval que Poucos Veem

Diante da grande crise econômica pela qual o Brasil vem passando nos últimos anos, o que não falta são pessoas criticando os investimentos das prefeituras de algumas cidades para a realização dos eventos de Carnaval. O que ninguém vê, ou não quer ver, é o quanto se consegue arrecadar nesse período. Agora, se o retorno financeiro não chega ao seu destino, que são investimentos em saúde, educação e segurança, a culpa não é da festa, mas sim, infelizmente, de maus administradores políticos.

De acordo com a estimativa da Prefeitura de Salvador, por exempo, a festa na Capital baiana em 2018 deve atrair 770 mil turistas, que permanecem mais tempo na cidade e chegam mais cedo, o que irá gerar entre 210 e 250 mil empregos diretos e indiretos. A oportunidade é oferecida para pessoas de todos os níveis de escolaridade.

O  segmento de live marketing é o grande gerador de emprego temporário, por meio dos blocos e camarotes. Um dos patrocinadores oficiais da festa, a Skol também monta um camarote que deverá gerar 600 empregos diretos. Além disso, a empresa também vai contratar outro contingente temporário para ações promocionais durante os dias de folia. O Planeta Band Othon vai gerar 1,5 mil empregos diretos e indiretos durante os seis dias de funcionamento do espaço.

“O Carnaval de Salvador é o grande propulsor da indústria do entretenimento instalada na cidade, que movimenta, significativamente, a economia. Sobretudo neste período de crise, onde tantas pessoas que estão desempregadas têm a oportunidade de um trabalho e uma renda, mesmo que temporários.”, salienta o presidente do Capítulo Norte/Nordeste da Ampro, Márcio Vianna.

É preciso salientar que todas as pessoas envolvidas na realização do Carnaval, sejam agências de live marketing, profissionais liberais, vendedores ambulantes, entre tantos outros, são cidadãos que pagam seus impostos. Se o dinheiro arrecadado não é bem aplicado, essa é uma outra história. A festa mais tradicional não pode acabar por causa da atitude de alguns políticos corruptos, ela tem mais é que ser incentivada porque é por intermédio dela que podemos mostrar ao mundo que temos profissionais do mais alto nível e que lutam para fazer do Brasil um país melhor.