Experiência de Marca

O Dia do Amigo e o marketing promocional

As datas comemorativas são sempre bem vindas no mercado promocional. É o momento ideal para ativação de marcas e de aproximação com o público alvo. Quando se trata de amigos, é melhor ainda.

As datas comemorativas são sempre bem vindas no mercado promocional. É o momento ideal para ativação de marcas e de aproximação com o público alvo. Quando se trata de amigos, é melhor ainda, afinal, quem não tem um e gostaria de homenageá-lo?

Neste dia 20/07 comemora-se o Dia Nacional do Amigo e o Dia Internacional da Amizade. A data foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o Dia do Amigo era comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o País também acabou adotando a data internacional, 20 de  julho, sendo, inclusive instituída oficialmente em alguns Estados e  municípios.

Ações Promocionais

O Guaraná Antarctica está montando um livro com histórias dos fãs da marca no Facebook. A ação de marketing promocional é uma homenagem ao Dia do Amigo e a obra impressa será ilustrada por cartunistas como Adão, Loro Verz, Cibele Santos (Mulher de 30) e Breno Melo (Bode Gaiato).

Para participar, os internautas devem curtir a fan page da marca e contar as histórias vividas com amigos. As 50 mais votadas pelo público serão desenhadas e publicadas.

 

O Boticário, pensando nos amigos, ou melhor, nas amigas, que gostam de trocar presentes nessa data para selar os laços de amizade, criou um estojo em edição limitada, composto pelas loções hidratantes Capricho Street e Capricho Glam.

Quem não gosta de curtir um cinema na presença do amigo? Pensando nos cinéfilos de plantão, o Shopping Recife e o Shopping Center 3 resolveram dar uma forcinha e criaram ações promocionais no Facebook para presentear com uma sessão de cinema exclusiva para o ganhador e sua turma.

Os amigos são aqueles que estão ao seu lado compartilhando os mais diferentes momentos da vida. E o que não falta é história pra contar.

Por isso, para celebrar o Dia do Amigo, a rede Bourbon Shopping realizou a ação de marketing promocional Meu Amigo é uma Viagem, que vai premiar os seguidores da fan page da marca com uma inesquecível viagem ao Uruguai.

A mecânica promocional se deu toda por intermédio da rede Bourbon Shopping no Facebook.

 

Ramarim – em parceria com o Gad’Brivia – Digital Branding, desenvolveu o aplicativo “Amigas de Verdade Ramarim” para homenagear o Dia do Amigo, e quem é apaixonado por sapatos.

A ação de marketing promocional que acontece até 20/07 na página oficial da marca, premiará com até um ano de sapatos da coleção inverno 2013 e verão 2014 (Veja mais aqui).

Neste ano, o agFoto (www.agfoto.com.br), aplicativo gratuito daAlphaGraphics onde é possível customizar cartões postais, agendas e cadernos, irá presentear as primeiras 5 mil pessoas que, baixarem o app e criarem seus cartões postais personalizados.

Para isso, basta fazer o download do agFoto em tablets e aparelhos celulares Apple ou Android no sitewww.agfoto.com.br ou na App Store e utilizar o código promocional 1F2B2E7AE2 na finalização da compra.

O postal será enviado pelos correios para o endereço indicado junto com um vale presente no valor de R$ 5,00. Vale ressaltar que a data da postagem dos cartões será a partir do dia 23/07 e não logo após a compra. A ação do Dia do Amigo do agFoto é voltada a todos os clientes, leitores, fãs de blog e mídias sociais, parceiros e colaboradores da Rede AlphaGraphics.

Estes são apenas alguns exemplos de como o marketing promocional é importante para estreitar laços. Se você não teve chance de participar de nenhuma dessas promoções, ou, se participou mas não ganhou, não tem problema. O que vale é ter um bom amigo para abraçar nesse dia.

Feliz Dia do Amigo!