A troca de notas fiscais por cupons que concorrem a prêmios já é uma tradição no comércio varejista em campanhas que começam, normalmente, em novembro e encerram em janeiro.
Dois shoppings da grande Goiânia, o Buriti Shopping e o Portal Shopping, realizaram seus sorteios nas últimas semanas e os felizardos vão curtir o Carnaval com carro novo na garagem. Cada 250 reais em compras garantia o direito de troca por um cupom para participar da ação de marketing promocional.
Já a rede de calçados Polyélle, que atua em Goiás, no Distrito Federal e no Maranhão, sorteou cinco carros para quem adquiriu a partir de R$ 60,00 em compras.
As ações promocionais têm agradado ao público, observa a publicitária Dorinha Crispim. “Em geral, as pessoas gostam de contar com a possibilidade de que podem ser premiadas, independente do prêmio”, diz.
Para as empresas que promovem a iniciativa, o retorno acontece no potencial crescimento do ticket médio das vendas. “O consumidor acaba aumentando o valor de sua compra para ganhar os cupons”, completa Dorinha.
A publicitária Carolina Camargo ilustra bem o perfil de consumidor que aprecia estas ações promocionais. Ela gosta de receber brindes, descontos e ter a sensação de estar fazendo um bom negócio. “Eu sou uma consumidora de promoções, dou preferência a lojas que promovem sorteio de prêmios. Pode ser qualquer prêmio, eu estou lá para participar”.
Loja de Sapatos Emite Dois Milhões de Cupons
A rede de calçados Polyélle, emitiu cerca de dois milhões de cupons na ação de marketing promocional que começou em 20/09. Para atrair o público, cada R$ 60,00 em compras garantiu o direito de troca por um cupom, que concorreu a cinco carros zero quilômetro. O último dos cinco carros foi sorteado dia 19/01.
O número foi o resultado de campanha mais expressiva da marca, que realiza anualmente a distribuição de prêmios. Segundo a empresa, a margem de cupons preenchidos nas campanhas passadas era de cerca de um milhão por campanha.
Para garantir a idoneidade desses sorteios, todas as campanhas são registradas na Caixa Econômica Federal e empresas de auditoria contratadas pelos varejistas acompanham todo o processo.
Em Busca da Aproximação
Outro viés dos sorteios são a busca por maior proximidade com o público. Essa é a aposta da Irmãos Soares. Para comemorar seu 46º aniversário, a rede de materiais para construção lançou ação de marketing promocional “Aniversário Caliente”, que premiou a melhor frase que contenha “Irmãos Soares” e “Cancun” com uma viagem para o paradisíaco destino turístico.
“O diferencial dessa campanha é que não é preciso comprar nada e não é um sorteio. Basta ir até uma loja, pegar o cupom, preencher e ser criativo. O objetivo é aproximar a marca da comunidade”, explica Dorinha Crispim.
Para a analista de marketing da Irmãos Soares, Malba Letícia Silva, a iniciativa busca divulgar a marca e o tempo de atuação no mercado como diferencial. “Não esperamos retorno financeiro, queremos imprimir credibilidade”. A promoção já é uma tradição da empresa e acontece todo mês de janeiro, quando se comemora aniversário da rede de materiais para construção.