Que ninguém tenha dúvidas, a Ampro chega aos seus 25 anos unida, mais forte que nunca, realizando iniciativas inovadoras e disposta a tudo para defender o mercado e as agências.
Eu, que milito na Instituição faz tempo, já via isso, mas a última reunião do nobre Conselho deu, por definitivo, a demonstração da força.
Me atrevo a dizer que a reunião do Conselho da Ampro da semana passada foi histórica, pois teve o maior e mais qualificado quórum que me lembre.
Juntos, à mesa, ao lado do nosso presidente Wilson Ferreira Jr. e de grandes nomes do nosso Conselho, representando todas as regiões do Brasil, os donos das principais agências do mercado, olha só: Bazinho Ferraz; Marcio Esher, do Banco de Eventos; Adriana Ribeiro, da Bullet; Maria Laura, da Momentum; Celio Ashcar Jr., da Aktuellmix; Mauricio Magalhães, da Tudo; Pipo, da TracyLock; e Ronaldo Ferreira, da Agência Um… enfim, só craques, um timaço de competência e trabalho pelo mercado.
Aos 25, esse encontro tem significado importante para a Ampro, que vem cumprindo magnificamente o seu papel de fomentadora e implementadora de grandes decisões para nosso mercado com iniciativas que auxiliam o nosso desenvolvimento.
Mas, me permitam lembrar aqui que, a partir de 2006, um importante ator no palco do marketing promocional se prontificou a dar voz a tudo da Ampro.
Em 2006, por iniciativa de Júlio Feijó, nascia o Promoview, com objetivo claro de ser um informativo diário dedicado ao nosso mercado, com a seriedade e o cuidado jornalístico que merecíamos e NINGUÉM nos dava.
Com ajuda de muita gente como a Antonia, Patrícia, Ariane, Cristiano, Josi, Marquinhos, Germano, Paula, Mauro e todas as empresas que utilizaram o portal para divulgar seus trabalhos, o Promoview se consolidou como nossa voz.
Melhor, gerou um sentimento de pertencimento no mercado, criou mesmo a nossa denominação de atividade com o PROMOCITÁRIOS e nos fez ter orgulho de fazermos parte do mercado e da Ampro.
Depois de seis anos (2012) atualizando diariamente tudo sobre o marketing promocional, o Promoview provocou as cabeças inteligentes a realizarem algo novo.
E, em 2013, numa iniciativa fantástica, o nosso mercado foi rebatizado de live marketing, e o primeiro Congresso Brasileiro de Live Marketing, na gestão de Kito Mansano, aconteceu, com uma audiência e repercussão gigantes para os nossos padrões.
Ao mesmo tempo, surgiu uma publicação referencial para nosso mercado, profissionais e o cliente, o Anuário Brasileiro de Live Marketing, uma publicação respeitada e lida nos clientes, que o procuram para escolher opções.
A partir de então, novas revistas surgiram, ao mesmo tempo que publicações tradicionais começaram a abrir mais espaço e conteúdo ao live marketing nas redes sociais, como não?, Se hoje somos protagonistas.
Superamos, inclusive, as críticas do “mudou de nome de novo” de muitos que hoje usam nosso nome como bandeira, porque foram superados no mercado.
Mantivemos a convicção de que a denominação seria nossa marca.
O Congresso foi mais que um encontro, que já se repetiu mais duas vezes (2015 e 2017), com sucesso, foi o acontecimento que reuniu as grandes forças do nosso mercado (nomes e agências), que até então eram associadas, mas apenas assistindo às batalhas políticas da nossa Ampro.
Esse encontro recente do Conselho é emblemático nesta sequência de acontecimentos importantes ao longo dos anos e consolida um novo momento onde quem decide saiu da arquibancada e veio para o campo jogar de verdade. O resultado que vem por aí são movimentos inteligentes e sustentáveis e que agora são causa de todos os associados.
Não aguentamos mais constatar que o nosso negócio está aviltado por clientes sem escrúpulo e agências piratas, sabemos, hoje, que não temos agências pequenas, mas sim, agências, ponto. E que as regionais são parte decisiva da Ampro.
As resoluções do Conselho virão à tona com a força de quem as endossa e que todos fiquem atentos: O Gigante está maduro, convicto e vai levar nossa atividade ainda mais longe.