Experiência de Marca

“O Hóspede” não atraiu brasileiros

Enquanto uma vaga de emprego como “zelador” de uma paradisíaca ilha na Austrália conseguiu despertar a cobiça de mais de 34 mil pessoas ao redor do mundo no ano passado, os brasileiros não demonstraram tanto interesse em se inscrever para um concurso similar, que oferecia um emprego de seis meses em um resort no litoral da Bahia, com direito a apreciação contínua do sol e do mar e uma remuneração mensal.

Enquanto uma vaga de emprego como “zelador” de uma paradisíaca ilha na Austrália conseguiu despertar a cobiça de mais de 34 mil pessoas ao redor do mundo no ano passado, os brasileiros não demonstraram tanto interesse em se inscrever para um concurso similar, que oferecia um emprego de seis meses em um resort no litoral da Bahia, com direito a apreciação contínua do sol e do mar e uma remuneração mensal.

Na última semana, o complexo hoteleiro baiano da Costa do Sauípe divulgou o resultado do concurso “O Hóspede”, lançado no mês de agosto, e inspirado, de certa maneira, no sucesso do Melhor Emprego do Mundo, da Austrália). Depois de dois meses, o videomaker Guilherme Massao Missumi foi escolhido para o “emprego”.

Como benefícios, ele terá um período de seis meses de hospedagem gratuita na Costa do Sauípe, acompanhada de um salário mensal de R$ 3 mil. Como tarefa, ele terá que postar, frequentemente, fotos, vídeos, textos e comentários na internet sobre a rotina do local, a fim de promover o turismo na região.

Para promover a divulgação, o complexo hoteleiro da região encomendou à Agência Escala uma campanha para atrair participantes para o hotsite. Retificando os números da ação, a agência esclarece que mais de 800 pessoas se candidataram à vaga, enviando vídeos que esclareciam as razões pelas quais mereciam ser escolhida para o concurso. Como o complexo hoteleiro tinha alguns critérios de seleção mais rígidos (como a exigência do domínio de três idiomas, uma vez que a tarefa exigiria um bom conhecimento das redes sociais e da web), somente 254 pessoas desse total puderem, de fato, disputar a eleição.

A agência Escala também acrescenta que o buzz gerado pela ação foi positivo: a marca da Costa do Sauípe foi citada mais de 200 mil vezes no Twitter e a exposição do complexo hoteleiro no Google aumentou 60%.

Não se pode desconsiderar que, por detrás do sucesso do Melhor Emprego do Mundo estava a bem estruturada campanha de divulgação do concurso feita pela agência CumminsNitro, da Austrália – que conseguiu faturar três Grand Prix no Festival Internacional de Publicidade de Cannes.

O vencedor da ação promocional brasileira se mudará para o litoral baiano no dia 08/11, onde passará uma temporada de seis meses.