Por Fabiano Rodrigues.
O marketing nunca esteve tão em evidência, principalmente se falarmos no marketing digital, tema cada vez mais abordado e utilizado em todo o mundo, seja para disseminação de uma marca ou venda de produtos. O poder aquisitivo do brasileiro cresceu cerca de 19% nos últimos sete anos, segundo o IBGE. Com o grau de instrução aumentando, a população consome mais.
Segundo o Ibope, no Brasil são 84,3 milhões de pessoas conectadas. O brasileiro utiliza a internet o tempo todo, seja no trabalho ou em casa. Esse número pode se tornar ainda mais atrativo se contabilizarmos os acessos pelos smartphones.
Segundo a pesquisa Our Mobile Planet, realizada pelo Ipsos Media CT e apoiada pelo Google, MMA (Mobile Marketing Association) e IAB (Interactive Advertising Bureau), 14% da população brasileira utiliza smartphones. Estamos falando de brasileiros com acesso a internet quando estão se deslocando de um ponto para o outro, sendo impactados por diversos formatos de mídia.
O marketing digital, hoje, já pensa em como usar o remarketing. Essa dinâmica faz com que um usuário que entrou em determinado site e viu determinado produto, mas não efetuou a compra, possa ser reimpactado assim que sair do site, por exemplo, com um formato display oferecendo uma vantagem para que ele volte ao endereço e conclua a compra.
Avaliando todo o cenário, devemos considerar o tempo que o brasileiro passa consumindo conteúdo na internet. Segundo estudo publicado pelo site AdAge, os brasileiros passam aproximadamente 23,8 horas por semana conectados a internet. Com o surgimento das redes sociais, as empresas de marketing digital perceberam que o consumidor não era só um alvo das ações para alavancar venda e sim um usuário que ganha voz.
O trabalho dessas empresas é conscientizar seus clientes de que as redes sociais são importantes, não só para fazer relacionamento com o cliente, mas também um canal de gestão de crise.
É praticamente impossível que as empresas fechem os olhos para essa ferramenta. Hoje, ficar fora das redes sociais afeta diretamente o marketing digital, pois usuários insatisfeitos acabam falando mal da marca, amigos compartilham esse conteúdo, criam grupos contra a empresa e tudo isso reflete na perda digital.
No Brasil, especialmente, tudo ganha dimensões importantes, principalmente se avaliarmos o crescimento do Facebook no último ano – a rede social teve um crescimento de 146% e chegou a 54 milhões de usuários. Esse número compreende 5,6% de todos os usuários do mundo, segundo a Securities and Exchange Commission (SEC).
Diante da revolução digital vivida no Brasil, os grandes conglomerados viram a necessidade de ampliar sua atuação de marketing. O digital abriu inúmeras possibilidades, velocidade de resposta, deu voz ao consumidor, possibilidade de compartilhar experiências positivas e negativas, registrar momentos importantes e compartilhar com os amigos.
O marketing digital proporcionou o que Kotler já chamava de “a era do consumidor”, dando voz ao consumidor diante das organizações.