No dia de hoje (1º/05), completa-se 20 anos do legado de Ayrton Senna, o tricampeão de Fórmula 1 que fez o Brasil sentir orgulho de suas vitórias, e, mais ainda, do seu jeito de persistir e vencer.
A conquista do Carnaval carioca com a homenagem feita pela Unidos da Tijuca com o enredo “Acelera, Tijuca!” foi só o começo de um ano repleto de homenagens e ações que relembram a história de um dos maiores heróis nacionais e também celebram o seu legado.
Foto: Rodrigo Câmara.
“Ayrton representa vitórias que o Brasil conquistou muito além do esporte. Ele é a garra brasileira, a perseverança em meio às dificuldades, a vitória alcançada com esforço enorme. Ayrton representa também a inteligência criativa, a coragem, a solidariedade para com amigos e desconhecidos. São valores que nós, brasileiros, cultivamos e vimos tão bem expressos na figura daquele campeão, que somava a tudo isso uma precisão técnica obstinada”, diz Viviane Senna, irmã do tricampeão e presidente do Instituto Ayrton Senna.
O Instituto Ayrton Senna, criado em 1994, capacita 75 mil educadores e beneficia dois milhões de alunos de escolas públicas todos os anos.
Abaixo um resumo das principais ações que serão realizadas:
Ayrton Senna Sempre
Pessoas que nasceram depois de 1994 e que jamais acompanharam as corridas do piloto são, mesmo assim, fãs deste mito que transcendeu às pistas. A força do seu exemplo faz do tricampeão um ícone perene, que influencia pais, filhos e netos.
As novas gerações, especialmente, se espelham em Ayrton Senna a partir dos seus valores: determinação, motivação, superação e uma permanente busca da perfeição.
Foto: Divulgação.
Crianças e jovens se inspiram no herói para avançar na escola, no mundo do trabalho e na vida com uma atitude protagonista e perseverante, buscando a competência e o sucesso de forma ética e solidária.
Esta presença marcante dá o mote das celebrações em 2014, que é “Ayrton Senna Sempre“. Um selo foi desenvolvido pela JWT para esse momento histórico dos 20 anos, mostrando um Ayrton na sua melhor expressão: concentrado, confiante, mas com o olhar num horizonte amplo.
O selo vai assinar todas as comemorações e homenagens, que já estão começando.
Novo site Ayrton Senna
Um novo site oficial foi lançado. Concebido para ser a maior referência em informações sobre a vida e a carreira do mito da Fórmula 1, o site dá aos fãs e admiradores de todos os cantos do planeta a possibilidade de contribuir, participar e prestar suas homenagens de forma inovadora e emocionante.
Exposição “Ayrton Senna em Londres” e homenagem em Ímola
A Proud Galleries apresentou uma celebração emocionante, do homem considerado o maior piloto de corridas do mundo. Ela esteve aberta ao público até o dia 25/04. Também será realizada uma série de eventos em homenagem ao tricampeão Mundial de Fórmula 1 em Ímola, na Itália.
Lançamentos
Diversas empresas de atuação global lançaram produtos em tributo ao herói. Companhias brasileiras e estrangeiras com políticas de responsabilidade social licenciaram a imagem do tricampeão para seus produtos, revertendo parte das receitas ao Instituto Ayrton Senna, que atua gratuitamente em redes públicas de ensino em todo o Brasil.
Eventos
O Instituto Ayrton Senna faz de seus seminários e encontros também uma oportunidade para que pesquisadores, educadores, líderes políticos e empresariais, representantes de governos, ONGs e organismos internacionais lembrem o legado do tricampeão, que se expressa no desenvolvimento de metodologias e soluções para melhorar a gestão das escolas e o aprendizado dos alunos na rede pública em mais de 1.300 municípios brasileiros.
Raízen e Instituto Ayrton Senna
Pelo segundo ano, a ação social da Raízen (licenciada da marca Shell) em parceria com o Instituto Ayrton Senna celebra um dos maiores legados do piloto – a qualificação da educação pública no Brasil.
Assinada pela JWT, a comunicação tem por objetivo engajar os consumidores em prol da educação. Durante todo o mês de maio, parte do valor de cada litro de Shell V-Power vendido nos postos da rede será revertido para as ações do Instituto.
“Os verdadeiros responsáveis pelo número de 185 mil crianças contempladas no ano anterior foram os nossos consumidores, que depositaram sua confiança na marca e confirmaram o seu compromisso com a educação das próximas gerações. Juntos, temos ciência de que a maior vitória do Ayrton Senna não está no passado, mas sim no futuro”, afirma Camilo Reis, gerente de Marca e Mídia da Raízen.